Planejamento urbano da cidade de rio branco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO
Analisando o curso da história, verifica-se que ao logo dos tempos a civilização humana têm trabalhado com planejamento urbano, mesmo que em escala limitada e tais registros apontam que desde 3500 a.C. tal tema já era abordado pelas civilizações daépoca. Estudiosos do assunto, consideram Hippodamus como o pai do planejamento, cujas teorias e ideias no que tange ao real e ideal uso da terra e da localização de ruas, edifícios e demais construções podem ser vislumbrados nas cidades de Mileto e Pireu. Todavia, diversos povos contribuiram para o engrandecimento e aplicabilidade de tais teorias, dentre eles, podemos verificar que os mulçumanos,foram uns dos primeiros a estabelecer a noção de zoneamento. Até mesmo, em análises das civilizações pré-colombianas, pode-se notar apresença de um sistema de planejamento, um exemplo claro, se reflete na civilização asteca, principalmente na cidade de Tenochtitlan no México.
Podemos verificar ainda que a religião em sua suprecia representada pela Igreja Católica, influenciou enormemente no contextodo Planejamento Urbano de muitas cidades desde o período do renascimento e tais influencia são mais evidentes em construções como a Catedral de São Pedro em Veneza e a Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Nota-se ainda, que com o advento da revolução industrial, houve uma expansão repentina dos centros urbanos, isto nos séculos XVIII e XIX, em virtude do surgimento de fabricas e do aumento doconglomerado urbano, cujos cidadãos migravam-se do campo para as cidades, para exercerem atividades industriais, consequentemente, tornando as cidades superlotadas, comprometendo a estrutura destas e diminuindo a qualidade de vida de seu povo, uma vez, que tais conclomerados, não estavam aptos para receberam esses migrantes, sendo necessário um readequamento em seus planejamentos urbanos, surgindocom isto, os zoneamentos, com separação de áreas industriais de áreas residenciais, onde os gestores procuravam medidas que melhorassem a qualidade de vida de seu povo, todavia, com o crescente desenolvimento destas cidades, tais medidas não eram suficientes, muitas vezes ineficazes frente a problemática.
Observa-se ainda que até o findo do século XIX, as questões de planejamentos urbanos em paisesindustrializados, as vezes se reduziam às responsabilidades de seus arquitetos, mas em virtude do crescente aumento dos problemas enfrentados, os governos foram forçados a agirem e/ou interferirem no processo, tomando a responsabilidade para si.
Ja na visão do Urbanismo modernista, as atividades de planejamentos das cidades deveriam ser meramente de ordem técnica e isenta de ações políticasfrente ao trabalho científico, neste pensamento, podemos citar o Plano-piloto de Brasília como o exemplo primorvial.
O planejamento urbano caracteriza-se pelo mecanismo de criação e desenvolvimento de programas pelos gestores públicos, o qual visa melhorar ou revitalizar certos aspectos dentro de uma dada área urbana ou pode incidir sobre uma nova área urbana em uma dada região, cujos objetivos vemde encontro à melhorias de qualidade de vida de seus habitantes; Em uma análise contemporânea, o planejamento urbano enquanto disciplina acadêmica ou enquanto método de atuação no ambiente urbano, estrutura-se sistemáticamente em processos de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano. A análise e/ou interpretação de tais processos, da mesma forma que o grau de alteração de seu...
tracking img