Planejamento turistico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO EM TURISMO



INTRODUÇÃO

O crescimento turístico intensificou-se nas últimas décadas, tornando-se foco do estudo de especialistas das áreas econômicas, sociais, culturais, políticas e educacionais.

Este trabalho, em reconhecimento à importância de um planejamento, fornece uma visão geral e concisa do desenvolvimento teórico para o setor turístico.

"Para planejar qualquercoisa é preciso olhar de fora, ter uma visão global do problema a ser resolvido ou do objetivo a ser alcançado; adotando procedimentos que procuram conciliar as necessidades do desenvolvimento econômico com propostas socialmente justas e ecologicamente equilibradas".


PLANEJAMENTO TURÍSTICO

O turismo não pode organizar-se e desenvolver-se sem que haja planejamento e definição de objetos aserem alcançados. O Secretário Executivo do Conselho do turismo do Conselho Nacional do Comercio (CNC) foi muito feliz quando afirmou:

"É certo que, como em outros setores de atividade, a dinâmica operacional do turismo não pode parar, depende de planejamento e marketing. Planejar para assegurar no futuro a posição conquistada, interligando a situação presente e sua evolução, criando condiçõesnovas para aspirações maiores, objetivos, meios e métodos para atingir metas mais ambiciosas. O ciclo atual de massificação do turismo é ideal para essa acomodação se serviços e facilidades que atraiam consumidores criem apelos para a conservação de mercados, evitando a fuga de viajantes para outros destinos.’’


Desenvolvimento Sustentável:

Essencialmente, sustentável quer dizer algo quepode se sustentar. No entanto não é possível que algo se sustente se tudo que o envolve não está funcionando com o mínimo de organização.

Desde o século XVIII, segundo a intelectual Ruschamm, o turismo era caracterizado pela descoberta da natureza e das comunidades receptoras. A partir daí, foram surgindo novas nomeações e projetos baseados em fazer turismo. Sem uma devida organização epreocupação, os impactos sobre o meio ambiente, começaram a aparecer e com o passar dos tempos os mesmos foram objeto de estudos e então começaram a ser pesquisados em início da década de 1980 e, também, por falta de conhecimento da complexa relação do turismo com o meio ambiente e a falta de coordenação entre a política de desenvolvimento e a política ambiental houve um descaso onde a conservação ambientalera vista como oposição à política de desenvolvimento.

No entanto, hoje, ainda com muitos estudos, prevalece uma visão mais inteligente – a de que o conceito de desenvolvimento sustentável está ligado diretamente ao de proteção ambiental.

Desenvolvimento sustentável, portanto, é uma política que visa salvaguardar o ambiente e a qualidade de vida na comunidade regional, por conseqüência, umdesenvolver econômico e ecologicamente sustentável, onde a conservação e preservação ambiental são meta que garante às gerações futuras, empregos, distribuição de renda; enfim, melhoria de vida em seu sentido mais amplo, ou seja, no planeta.

Assim, o turismo que estará sendo feito será sustentável, pois vem promovendo um desenvolvimento sustentável para a população receptora, para os turistas epara os empreendedores.

Por isso é certo constatar que se deve tomar cuidado com a natureza de maneira geral, pois as pessoas também fazem parte dela. Pode ser que natureza nada se crie, nada se perda, tudo se transforme, mas é preciso ter cuidado para que tudo não se perca e não se transforme em lembranças ou em "natureza morta".

Podemos nesse momento, citar o exemplo da Amazônia:

Omelhor turismo que a Amazônia pode ter é aquele que busque o melhor uso para o seu meio, pois assim sendo não haverá impacto na natureza e nem na sociedade, porque a sustentabilidade do turismo permite que haja sincronia entre o ser humano e meio ambiente, o qual é bom frisar que se trata de tudo que há em volta das pessoas, ou seja, a inter-relação: sócio-política-cultural e econômica das...
tracking img