Planejamento turistico fazenda nova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 PLANEJAMENTO TURÍSTICO 3

2 PLANEJAMENTO ESTRATÉTIGO 4
2.1 CONHECENDO AS ÁGUAS TERMAIS.................................................................4
2.2 VILA FAZENDA NOVA E CIDADE DE BREJO DA MADRE DE DEUS 8
2.3 DESENVOLVIMENTO DO PLANEJAMENTO.......................................................8REFERÊNCIAS..........................................................................................................10
planejamento turístico



O Planejamento turístico busca a organização dos recursos disponíveis transformando-os em atrativos e produtos de forma sustentável valorizando a mão de obra local, atraindo investimentos para a estruturação do ambiente físico e natural para atender as necessidades dos turistas.
Muitos aspectospodem orientar o planejamento, a escolha dos critérios vai depender de cada caso, face as características do empreendimento dos objetivos ou peculiariedades do negócio. No caso da vila Fazenda Nova apresento um planejamento estratégico, que se refere ao direcionamento da organização como um todo.



PLANEJAMENTO ESTRATÉTIGO



Diante da história apresentada viu-se que oturismo local ficou centralizado apenas na atração principal da celebração da Paixão de Cristo, deixando de lado os demais pontos que podem ser relembrados e utilizados como atrativos para que os turistas usufruam e tragam uma maior rentabilidade e com uma freqüência maior para a região.
A principal atração a qual foi esquecida e que pode trazer novos investimentos para região são aságuas termais.
O deslocamento de pessoas para utilizar dos benefícios das águas termais constituiu-se em grande desenvolvimento nos locais aonde foram detectadas águas com propriedades terapêuticas. Como em muitos lugares do mundo a região da vila Fazenda Nova também possui águas que são benéficas para a saúde.
Diante desse fato algumas cidades brasileirasdesenvolveram-se , criaram infra-estrutura para receber grande demanda que até então se deslocava com a finalidade de cuidar da saúde, livrar-se do estresse. Atualmente verifica-se que as cidades brasileiras que possuem águas termais de diversas propriedades , principalmente as que ficam próximas a destinos turísticos bastante consolidados estão estagnadas, por falta de planejamento e divulgação.Os objetivos específicos foram identificar o tipo de estância existente na cidade ,diagnosticar os tipos de atrativos e infra-estrutura existente na cidade para o desenvolvimento do turismo e levantar dados a cerca do n. de visitantes na localidade e ações dos órgãos competentes para o desenvolvimento da atividade turística.



1 CONHECENDO AS ÁGUAS termaisSegundo QUINTELA, M. M. (2004,p240) As práticas termais tiveram uso ancestral e são associadas, sobretudo por médicos, à fase ‘religiosa’ e ‘empírica’ da medicina. Com o advento da medicina dita científica, os médicos sentiram necessidade de se apropriar dessa prática terapêutica — para uso popular, para outros do domínio da magia — de modo a que ela acompanhasse a história da medicina.Nessa terapêutica, o agente é a água termal, que foi transformada no final do século XIX, articularmente na França (Weiss, op. cit.), em objeto de estudo de uma nova ciência — a hidrologia médica. E foram médicos hidrologistas que definiram o termalismo como “um conjunto de atividades que envolvem a terapêutica pelas águas minero-medicinais aplicadas a um doente durante a sua estadia numa EstânciaTermal” (Teixeira, 1990, p. 27); ou que afirmam que o ... termalismo ou hidroclimatismo diz respeito ao conjunto de tratamento hidriático, climático, pelóidico, pepsâmico, cinésico, psicológico e higienodietético. E todos eles, sempre que possível, empregados simultaneamente, constituindo um programa com diversas modalidades de cura e admitindo-se, em determinados casos, a complementação com...
tracking img