PLANEJAMENTO SUCESÓRIO: CHAVE PARA A PERPETUAÇÃO DA EMPRESA

2850 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE FUMEC ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL COM ÊNFASE EM RELAÇÕES DE MERCADO
Luis Filipe Calixto de Oliveira
PLANEJAMENTO SUCESÓRIO: CHAVE PARA A PERPETUAÇÃO DA EMPRESA
Belo Horizonte 2013
Luis Filipe Calixto de Oliveira
PLANEJAMENTO SUCESÓRIO: CHAVE PARA A PERPETUAÇÃO DA EMPRESA
Belo Horizonte 2013
Artigo apresentado à Universidade FUMEC como avaliação para as disciplinas Empresas Familiares e Planejamento Sucessório e Recuperação de Empresas e Falência do curso de Especialização em Direito Empresarial Com Ênfase em Relações de Mercado.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .............................................................................................................. 4 2 PERFIL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS ................................................................. 4 3 CAUSAS APARENTES DA DISSOLUÇÃO PRECOCE ........................................... 5 4 ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS DE SUCESSÃO ................................................... 7 5 CONCLUSÃO ............................................................................................................... 10
1 INTRODUÇÃO
Direito empresarial e direito sucessório pouco ou quase nada têm em comum. A princípio, pode-se afirmar que são ramos da atividade normativa que não guardam congruência entre si. É o que normalmente se extrai dos cursos jurídicos de graduação e, por consequência, é o que muitas vezes se vê aplicado no universo dos negócios, seja por advogados, seja por administradores.
Ocorre que na realidade empresarial brasileira, onde a absoluta maioria da atividade societária e corporativa encontra-se adstrita a empresas familiares, esta máxima pode mostrar-se inadequada.
A empresa familiar, por sua natureza, em regra não conta com gestão exclusivamente profissional, cujos objetivos do negócio estão totalmente destrelados de interesses e ambições pessoais. Por este motivo a substituição dos gestores, normalmente fundadores e proprietários da corporação, pode ensejar

Relacionados

  • Direito de familia
    183873 palavras | 736 páginas
  • direito
    200539 palavras | 803 páginas