Planejamento social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

AS CARACTERÍSTICAS E DIMENSÕES DO PLANEJAMENTO
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Jequié BA
2010

AS CARACTERÍSTICAS E DIMENSÕES DO PLANEJAMENTO
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,para a disciplina de Planejamento Social
Orientador: Rosane Ap.Belieiro Malvezzi

Jequié BA

2010

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

2 AS CARACTERÍSTICAS E DIMENSÕES DO PLANEJAMENTO GRAVIDEZ NAADOLESCÊNCIA....................................................................................................5

.................................................................................................................................9

3 CONCLUSÃO....................................................................................................10

4REFERÊNCIAS...................................................................................................11

5 ANEXO................................................................................................................12

INTRODUÇÃO

As concepções que regem as ações de todas as pessoas envolvidas no processo de avaliação sejam elas alunos, família ou profissionais da educação são direta e indiretamente influenciados pela sociedade, pois o mesmo é praticado desde sempre por cadaindivíduo cotidianamente.

As características, reflexões, avaliações desenvolve-se no sentido de esclarecer a relevância do princípio de um planejamento social do presente trabalho. O projeto de intervenção escolar gravidez na adolescência, enquanto área de pesquisa e prática segundo o roteiro de analise de projetos propostos por Myrian Veras Baptista.

O projeto de intervenção gravidez naadolescência, procura contribuir para melhorar o acesso dos adolescentes em risco/ou não às informações sobre sua sexualidade e reduzir o atual percentual de gravidez precoce e indesejada entre adolescentes.

A gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo.

A gravidez na adolescência envolve muitomais do que problemas físicos, pois há também problemas emocionais, sociais, entre outros. Uma jovem de 14 anos, por exemplo, não está preparada para cuidar de um bebê, muito menos de uma família. Com isso, entramos em outra polêmica, o de mães solteiras, por serem muito jovens os rapazes e as moças não assumem um compromisso sério e na maioria dos casos quando surge a gravidez um dos dois abandona arelação sem se importar com as conseqüências. Por isso o número de mães jovens e solteiras vem crescendo consideravelmente.

É muito importante que haja diálogo entre os pais, os professores e os próprios adolescentes, como forma de esclarecimento e informação.

Mas o que acontece é que muitos pais acham constrangedor ter um diálogo aberto com seus filhos, essa falta de diálogo gera jovensmal instruídos que iniciam a vida sexual sem o mínimo de conhecimento. Alguns especialistas afirmam que quando o jovem tem um bom diálogo com os pais, quando a escola promove explicações sobre como se prevenir, o tempo certo em que o corpo está pronto para ter relações e gerar um filho, há uma baixa probabilidade de gravidez precoce e um pequeno índice de doenças sexualmente transmissíveis.

Oprazer momentâneo que os jovens sentem durante a relação sexual transforma-se em uma situação desconfortável quando descobrem a gravidez.

É importante que quando diagnosticada a gravidez a adolescente comece o pré-natal, receba o apoio da família, em especial dos pais, tenha auxílio de um profissional da área de psicologia para trabalhar o emocional dessa adolescente. Dessa forma, ela terá uma...
tracking img