Planejamento social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
                 
FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI
JOSIANE NASCIMENTO

MICHEL FOUCAULT
TRAJETÓRIA E PENSAMENTO



Curitiba,
2011

JOSIANE NASCIMENTO

MICHEL FOUCAULT
TRAJETÓRIA E PENSAMENTO

Trabalho apresentado a disciplina de Fundamentos Histórico Metodológico do Serviço Social III orientado professora mestre Gilcéia Santos. Para agregar conhecimento sobre Michel Foucault..Curitiba,
2011


SUMÁRIO

1. Introdução..............................................................................pág.4
2. Obra.......................................................................................pág.5
3. Grande Obra de Reflexão.................................................................................pág.5
4. Relação Michel Foucault e o ServiçoSocial.....................................................................................pág.9
5. Considerações Finais.....................................................................................pág.10
6. Bibliografia.............................................................................pág.11




























INTRODUÇÃO

MichelFoucault filosofo francês, nasceu na cidade de Poitiers em 15 de outubro de 1926. Família tradicional de médicos, onde não seguiu os passos da medicina seu interesse foi pela história e filosofia. Licenciou-se em Psicologia no ano de 1952. Sua formação em filosofia foi em Sorbone, foi membro do partido comunista Faleceu em 25 de junho de 1984 em Paris.
Foi viver na capital Paris no ano de 1945 conseguiuingressar na École Normale no ano de 1946, foi aluno do filósofo Jean Hyppolite, que lhe apresentou à obra de Hegel. O perfil de Foucault era o de uma pessoa fechada reservada e muitas vezes irônica. Passou por momentos difíceis devido seu temperamento chegando a tentar suicídio e necessitou de tratamento psiquiátrico. Quando elaborava sua tese de doutorado se denominou arqueólogo e não filosofocomo estava a buscar, preferia a outra denominação devido à reconstituição do que há de mais profundo em uma cultura, explicando como arqueólogo do silêncio imposição esta do ponto de vista médico ao louco.
Com o contato direto com o mundo da psicanalise, psiquiatria despertou o interesse e teve acesso as leituras de Platão, Nietzsche, Marx, Freud, mas seu interesse maior foi por Kant, mesmocriticando a noção do sujeito como norteador das coisas, o homem como centro de todas as formas discursivas. No mesmo ano tornou-se assistente na Universidade de Lille. Foucault lecionou psicologia e filosofia em diversas universidades, na Alemanha, na Suécia, na Tunísia, nos Estados Unidos e em outras. Escreveu para diversos jornais e trabalhou durante muito tempo como psicólogo em hospitaispsiquiátricos e prisões. Levou seu conhecimento e seus pensamentos mundo afora através de palestras, conferências. Foucault morou no Suécia. Teve oportunidade de conviver com Jean-Paul Sartre, Merlau-Ponty, Gilles Deleuze. Este período contribuiu para fortalecer e moldar seu conhecimento.
Foucault quebra paradigmas com a questão da sexualidade e orientação sexual. De forma inteligente se denominavahomossexual, mas dentro das condutas para a época, eram necessários ajustes nesta sociedade para melhor compreender a individualidade de cada ser. Seu período de visita no Brasil ocorreu no ano de 1965 para participar de uma Conferência a convite de Gerard Lebrun, o qual foi seu aluno na França.

OBRAS

Algumas das obras de grande importância para conhecimento e entendimento de Michel Foucault:
*Doença Mental e Psicologia 1954.
* História da Loucura 1961.
* O Nascimento da Clínica 1963.
* As Palavras e as Coisas 1966.
* A Arqueologia do Saber 1969.

Grande Obra de reflexão

Vigiar e Punir foi um marco na carreira de Foucault, apresenta um amplo estudo referente a disciplina na sociedade moderna. A qual denomina como uma técnica de produção de corpos dóceis e frágeis.
Foucault...
tracking img