Planejamento social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ACOLHIDA COMUNIDADE METODISTA DO POVO DE RUA

A instituição é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos. Fundada, e administrada pela igreja Metodista, porém têm convênio com o município de São Paulo desde 12 março de 1992.
A igreja metodista assumiu o compromisso de ser um referencial de atendimento a essa população na cidade de São Paulo,e começa o atendimento oficial junto à população em 26 de junho de 1992, após dois meses o “Café do Coreano” deixou de existir. A Comunidade Metodista, dando uma chance para a vida foi desenvolvido por três projetos específicos:

- A Casa de Convivência com atendimento de 175 pessoas por dia;
- A Operação Inverno no período de junho a setembro com uma média de 150 pessoas atendidas por noite- A unidade Albergue que atende 150 por noite

OBJETIVO DO CENTRO DE ACOLHIDA

Um dos grandes objetivos da instituição é fazer com que os usuários do serviço tenham uma chance, uma oportunidade de acessar os mínimos sociais, tendo o foco do trabalho em oferecer oportunidades de suprir as necessidades diárias. Para isso é promovida uma sensibilização sobre a importância de novas perspectivas,através de ações como filmes e rodas de conversa. O Centro de Acolhida incentiva a formação e a capacitação dos usuários dentro da própria rede de atenção a população em situação de rua, por exemplo, é oferecido cursos profissionalizantes nas áreas de construção civil, auxiliar de cozinha, copeiro hospitalar e eletricista pelo SASECOP (Serviço de Apoio Sócio-Educativo de Capacitação e OrientaçãoProfissional), os certificados são emitidos pelo SENAI, e em alguns casos o próprio serviço encaminha os recém formados para entrevistas com as empresas parceiras como a GRSA.

DEMANDAS DO CENTRO DE ACOLHIDA

Atualmente o centro de acolhida atende três demandas no período de 24 h.
- Centro de Serviços (120 pessoas por dia) destinado a usuários que não tem vaga fixa no albergue éoferecido, banho, espaço para lavagem de roupas, almoço as 11h00min e café da tarde às 14h: 30 min.

- Durante o dia atende os usuários que trabalham durante a noite, esses acessam todos os serviços do item acima.

- Centro de Acolhida (260 pessoas por noite) entrada a partir das 17h00min saída as 07h00min, incluso jantar e Café da manhã. Duas vezes por semana, em dias alternados osalbergados cadastrados podem usufruir do centro de serviços, como passam o dia na casa fazem quatro refeições e participam das atividades oferecidas.

POLÍTICA PÚBLICA

O Centro de Acolhida está dentro da Proteção Social básica e especial, devendo garantir aos usuários Segurança de Acolhida por meio de ações, serviços e demais projetos trabalhados pela rede, devendo restaurar segundo a Lei a autonomiadas pessoas e também oferecer condições matérias como alimentação, moradia, higiene bem como as ações sócio-educativas. Devido as exigências do SUAS a instituição realiza a sua atuação considerando e focando os seguintes objetivos/seguranças.
IV. I Segurança de Sobrevivência: Assegurar a proteção social básica por meio de benefícios, programas e projetos aos idosos e pessoas com deficiência quenão são capazes de prover o seu próprio sustento. Esse trabalho é feito pelo serviço social somente no nível de orientação, e nas providências de encaminhamentos a rede.
IV. II Segurança de Convívio: Realização de ações, cuidados e serviços que permitam a criação ou fortalecimento de vínculos pessoais. Isso acontece na instituição de forma um tanto confusa pela maneira que é desenvolvida asatividades e pela própria estrutura, existe dificuldades em tratar dos diversos ciclos da vida. Atualmente as atividades são: futebol, estudo bíblico, exposição de filmes, dinâmicas de interação grupal e roda de conversa, têm os idosos que quase não participam motivo desconhecido por enquanto.
IV. III Defesa Social e Institucional: Tanto a proteção básica quanto a especial deve se organizar para...
tracking img