Planejamento sanitario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO TECNICO EM AGRONEGÓCIO
FISIOLOGIA VEGETAL
HERBICIDAS

TEÓFILO OTONI
2011
HERBICIDAS

Herbicida é um produto químico que impede o crescimento de ervas daninhas em uma plantação. Podem ser hormônios vegetais ou substâncias que inibem a germinação de sementes. 
Os herbicidas são aplicados na terra onde se vai plantar. Inibindo a germinação das sementes das ervas daninhas, o solo ficapreparado para uma plantação.
Os herbicidas são classificados quanto a época de aplicação, em pré-plantio, pré-emergentes e pós-emergentes.
Pré – plantio é o Herbicida usado ainda na preparação do solo.
Pré – emergentes são os herbicidas usados ainda no nascimento da cultura.
Pós – emergentes são usados depois que a cultura já esta formada.

COMO FUNCIONAM OS HERBICIDAS

Herbicidascontrolam ervas daninhas, interferindo com a forma como elas crescem. Isso é conseguido através de vários 'modos de ação' (MOA), que em última análise, bloqueiam a germinação das sementes ou o estabelecimento de mudas; impedem a produção de carboidratos essenciais, proteínas ou lipídios (óleos e gorduras) pelas plantas; ou desidratam folhas e caules. Conhecer o MOA de um herbicida é importante paraentender como usar esse herbicida da maneira mais eficaz. É um elemento importante, tanto na seletividade de herbicidas quanto na resistência de ervas daninhas.

Os sintomas observados em ervas daninhas pulverizadas com herbicidas expressam os MOAs destes. Em P&D de herbicidas, quando novos produtos químicos são selecionados, os especialistas observam atentamente os detalhes e o tempo de aparecimentodos sintomas para obter pistas sobre o MOA. O entendimento completo de um MOA pode levar anos de pesquisa por fisiologistas vegetais, bioquímicos, biólogos moleculares e profissionais de muitas outras disciplinas científicas.
Quanto mais se sabe sobre o MOA, maior a segurança e eficácia com que os herbicidas podem ser usados. Há até mesmo exemplos de produtos farmacêuticos em desenvolvimentocomo resultado de uma pesquisa sobre MOA de herbicidas. Por exemplo, o medicamento nitisinona substituiu a necessidade de um transplante de fígado como primeira resposta de linha para a tirosinemia hereditária tipo 1, um distúrbio metabólico raro em crianças. A nitisinona começou originalmente a ser estudada como um possível herbicida. Seu MOA é a inibição da enzima 4-hidroxifenilpiruvato dioxigenase(HPPD), o mesmo de vários herbicidas comerciais, inclusive a mesotriona (Callisto)1, da Syngenta.

1

2 ALGUNS HERBICIDAS COMUMENTE USADOS

Togar, Tordon, Garlon, Padron, Dominum, Joint Oil, Roundup.

3

4 HERBICIDAS E AS PLANTAS

Freqüentemente, os herbicidas têm MOAs que significam que uma enzima-alvo não funciona corretamente, ou para totalmente de funcionar. Isso geralmente ocorreporque a molécula herbicida distorce a molécula da enzima de alguma forma. A forma é crucial para a função da enzima. As enzimas são 'catalisadores'. Eles fornecem uma plataforma para uma reação química específica da qual não participam diretamente e que não ocorreria de maneira eficaz sem elas. Fazer ‘nocaute’ de uma enzima com herbicida tem dois efeitos principais com várias conseqüências:• Os componentes químicos da reação se acumulam, podendo ser direta ou indiretamente prejudiciais.

• A ausência do produto da reação restringe o crescimento, seja por privação de componentes cruciais à estrutura ou porque a reação química produz compostos químicos que normalmente protegem a planta.

ROUNDUP (EXEMPLO DE COMO FUNCIONA UM HERBICIDA)

O Roundup® e outros herbicidasbaseados em glifosfato, seu nome genérico, provavelmente são os matadores de ervas mais utilizados. Esses herbicidas são utilizados por todos, sejam eles fazendeiros, engenheiros florestais, jardineiros ou biólogos, que tentam controlar plantas exóticas invasoras.

Todos os herbicidas que têm como base o glifosfato funcionam com o mesmo princípio bioquímico: a inibição de uma enzima específica, a...
tracking img