Planejamento, plano de aula e avaliação em música

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2066 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE BILAC
CURSO DE PEDAGOGIA
DIDÁTICA II

PLANEJAMENTO, PLANO DE AULA E AVALIAÇÃO EM MÚSICA

Turma: 3PNA

Amanda Carvalho - 122086 
Bruna Lucia Aparecida Oliveira – 121140
Daiany de Matos - 121760 
Iris Diana Maximiano – 122112
Natânia Trevizano - 120900 
Pâmela Barbosa - 120907

Prof. Diego Misael da Silva Motta

São José dos Campos - SP
28 de Agosto de 2012PLANEJAMENTO, PLANO DE AULA E AVALIAÇÃO EM MÚSICA

INTRODUÇÃO
Abordaremos a apresentação teórica da ministração do tema Música, através do planejamento, do plano de aula e da avaliação, bem como sua aplicação prática; representados no modelo de Projeto Pedagógico á ser desenvolvido mensalmente com os alunos, de acordo com a evolução e alcance dos objetivos propostos no documento.
A música despertasentimentos, emoções, sensibiliza o  indivíduo quanto as questões que precisam ser tratadas com seriedade, mas que tem sido banalizadas.
Para Platão ‘’Os mestres da música familiarizam as almas dos meninos com o ritmo e a harmonia, de modo que, possam crescer em gentileza, em graça e em harmonia, e tornarem-se úteis em palavras e ações; porque a vida inteira do homem precisa de graça e harmonia’’.(PLATÃO apud MONROE, 1968,  p.48).

A MÚSICA E A APRENDIZAGEM
Antes de nascer o bebê já entra em contato com os sons que acontecem no mundo exterior. A ciência comprova que o feto sente as vibrações produzidas pelo som. Assim, o que a mulher grávida ouve seu feto ouvirá. Ele sente cada vibração, sendo que pode acalmá-lo ou agitá-lo. Ao nascer essas vibrações sonoras irão aumentar de intensidade eo acompanharão por toda a vida.

Quando um bebê nasce, seu cérebro é uma confusão de neurônios. Eles são puros e de um potencial quase infinito. Se os neurônios forem estimulados eles passaram a fazer parte da circulação do cérebro se eles não forem estimulados, poderão morrer. Serão as experiências da infância que determinarão quais neurônios e habilidades serão desenvolvidos.

Em pouco tempode vida a criança descobre que pode emitir sons e sente prazer em explorá-los, repetindo-os com a língua, os lábios, a garganta, as bochechas. Este começa a fazer parte de seu mundo infantil: sacudir ou bater seus brinquedos e o andar. Este é o primeiro exemplo inconsciente de ritmo.

Aulas de música no período em que a criança tem 4 anos de idade, podem ajudar no desenvolvimento de habilidadesespaciais. Do nascimento aos 10 anos desenvolve-se a linguagem.

O cérebro musical se desenvolve dos 3 aos 10 anos . Nesse período há a necessidade de cantar músicas para as crianças: melódicas e estruturadas, clássicas principalmente. Assim, o Ensino Fundamental coincide com o período em que o cérebro está aberto a aprendizagem musical.

Observa-se, a importância de trabalhar a música emsala de aula de forma consciente, proporcionando às crianças a oportunidade de interagir com diversos estilos musicais a fim de desenvolver suas habilidades.

Trabalhar os sentimentos e emoções das crianças, através da música, auxilia na formação de cidadãos mais afetivos.

O professor ao trabalhar a música em sala, deve ter em que a música é um dos recursos que contribuem para o desenvolvimentocognitivo e emocional da pessoa humana, a criança tem oportunidade de fazer experiências musicais e amplia a sua forma de expressão e entendimento do mundo em que vive, desenvolvendo sua criatividade, criando situações que ficarão gravadas em sua memória e que poderão ser reutilizadas quando adulto.

Por fim, ao ensinar música o professor deve considerar as quatro atividades relacionadas aodiscurso musical: a apreciação, a execução e a improvisação.

A CRIANÇA E A MÚSICA 
Toda criança gosta de música. Desde a mais lenta canção de ninar que embala o sono até a música mais agitada. A música para ser cantada, tocada ou dançada é um recurso didático  para pais e professores.
O nível de escolaridade e a criatividade musical são estímulos para os progressos econômicos, sociais e...
tracking img