Planejamento pedagogico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento Pedagógico na Educação Infantil
O planejamento pedagógico na educação infantil é apresentado na atual legislação brasileira como a primeira etapa da educação básica, onde a prática pedagógica deve favorecer a construção do conhecimento das crianças de 0 a 6 anos de idade.
O Planejamento frente as Diferentes Pedagogia - parte 1 de 4
O estudo das diferentes pedagogias constata aexistência de um conjunto de influências teórico-metodológicas que permeiam a construção das propostas curriculares, ao longo da história da escola. Segundo Libâneo (2002), estas tendências pedagógicas, que se têm estabelecido nas escolas através das ações educativas dos professores, classificam-se em pedagogia liberal e pedagogia progressista.
Nas pedagogias liberais, a escola é tida comoinstrumento de preparação dos indivíduos para a sociedade. Nesse grupo, encontram-se a tendência tradicional ,a tendência renovada progressivista, a tendência renovada não-diretiva e a tendência tecnicista.
Na tendência tradicional, o professor era o total responsável pelo planejamento, não considerando nem os interesses nem as necessidades da criança, consolidando-se uma prática pedagógica voltada para aconstrução da moralidade, para o cuidado com a higiene e para o treinamento de habilidades, através das Unidades Didáticas.
A tendência progressista contemplava: a globalização, o interesse e a participação dos alunos, onde os conteúdos escolares foram organizados em torno de um Centro de Interesse. Na tendência renovada não-diretiva, a escola era responsável pela formação de atitudes noindivíduo, onde a educação estava centrada no aluno, o educando era o responsável pelo seu processo de aprendizagem, buscava os eu conhecimento.
No enfoque educacional tecnicista, o planejamento didático era formal e previamente elaborado, introduzindo no ensino uma pedagogia comportamental. Visando a aquisição de habilidades, atitudes e técnicas específicas.
Dentro das pedagogias progressistas, quefomentava a transformação da sociedade através da análise crítica da realidade, destacaram-se a tendência libertadora, a tendência libertária e a tendência crítico social dos conteúdos.
A tendência libertadora ou método de Paulo Freire abordou os Temas Geradores como forma de planejamento. Com concepções epistemológicas semelhantes ao planejamento por temas geradores, encontram-se outras formas dedefinir o currículo, difundidos como Rede Temática ou ComplexoTemático. Tais definições partem do levantamento da realidade local, onde a escola está inserida. Outra tendência progressista que partia da análise crítica da realidade social era a escola libertária, a qual se inseria num projeto de modificação da sociedade, como instrumento de resistência contra a burocracia. Os conteúdos eramcolocados à disposição do aluno, mas não era exigido, sendo o principal conhecimento adquirido aquele resultante das experiências grupais desenvolvidos pelos alunos através da auto-gestão.
E, finalmente, a tendência crítico-social dos conteúdos, assume os Projetos de Trabalho como forma de organizar o currículo, valorizando a escola como mediadora entre o aluno e o conhecimento. As diferentes maneirasde planejar o ensino abrangendo desde a listagem dos conteúdos da educação tradicional, passando pela organização das aprendizagens escolares em torno dos centros de interesse, no escolanovismo, ou ainda, questões interdisciplinares tratadas por temas geradores na pedagogia libertadora e, por fim, os projetos de trabalho têm sido difundidas ao longo da história.
Na elaboração do planejamento asinstituições de ensino privado utilizam princípios de sua mantenedora. Já nas escolas públicas não é encontrada uma filosofia que norteie a proposta político-pedagógica, os educadores utilizam-se de várias concepções pedagógicas ao mesmo tempo.
As práticas docentes remetem a métodos pedagógicos desenvolvidos pela Escola Nova como os centros de interesse utilizados por Decroly. Outro aspecto...
tracking img