planejamento orgamentario

1684 palavras 7 páginas
ATPS planejamento orçamentário 2 parte
O que e orçamento empresarial? É o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado. tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa através da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.
Quais os benefícios e limitações de um sistema orçamentário?
Estabelecimento de metas claras que devem ser atingidas em determinados prazos e a definição de responsabilidades das diversas áreas obrigam todas as áreas da empresa a trabalharem sinergicamente, comprometidas com o resultado global.

Benefícios

Formaliza as responsabilidades pelo planejamento e pelo resultado que deve ser obtido por cada gestor.

Define previamente os resultados que deve ser alcançados em determinado prazo, o que obriga os gestores a tomarem decisões mais consistentes;

Facilita a delegação de poderes, pois define as responsabilidades de cada gestor.

Tende a melhorar a utilização dos recursos, bem como ajustá-los as atividades prioritárias, permitindo a integração das atividades de diversas áreas para atingir o objetivo global.

Formalizar um instrumento de comunicação para toda a empresa, possibilitando a todos os colaboradores avaliarem se suas ações estão contribuindo para o objetivo global.

Define previamente as expectativas de cada área, o que torna possível a comparação com os resultados efetivos alcançados.

Identifica os pontos de eficiência ou ineficiência no desempenho das unidades.

Limitações Os orçamentos baseiam-se em estimativas, estando sujeitos a erros maiores ou menores, segundo a sofisticação do processo de estimação;
O plano de resultados, por si só, não garante o resultado projetado; deve ser continuamente

Relacionados

  • Trabalhos
    10220 palavras | 41 páginas
  • Cidadania Classe Social E Status Thomas Humphrey Marshall
    83632 palavras | 335 páginas