Planejamento oramentario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO ORÇAMENTARIO

São Paulo
Novembro de 2012

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1– Definições e Objetivos
1.2 – Vantagens do Orçamento
2 – TIPOS DE ORÇAMENTO
2.1 – Orçamento de tendências
2.2 – Orçamento base zero
2.3 – Orçamento estático
2.4 – Orçamento flexível
2.5 – Orçamento flexível e Gestão por atividades
2.6 – Orçamento ajustado
2.7 – Orçamento corrigido
3 – ORGANIZAÇÃO EPROCESSO DE ELABORAÇÃO
3.1 – Organização do Orçamento
3.2 – Passos da preparação do plano orçamentário
3.3 – Processo de Elaboração
3.4 – Cronograma
3.5 – Utilização da Tecnologia de Informação
4 – INTEGRAÇÃO DO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
5 – CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS E ELABORAÇÃO DE PREMISSAS
6 - ORÇAMENTO, INFLAÇÃO E MOEDAS
7 – ESTRUTURA DO PLANO ORÇAMENTÁRIO
8 – CONCLUSÃO
9 – REFERÊNCIAS1. INTRODUÇÃO
Conforme: LAURO JORGE PRADO
Contador, Pedagogo, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças e em Planejamento e Gestão de Negócios e especialização em Gestão Empresarial e em Custos.
O planejamento orçamentário deve ir além dos aspectos financeiros, é um retrato fiel e antecipado do ambiente em que a empresa atua, é a bússola do gestor, é o mapa das açõesoperacionais em busca da tradução da estratégia.
Sendo assim, será verificado logo a seguir o que é um planejamento orçamentário, quais seus objetivos e suas vantagens.
Mostrara a importância da contabilidade para diversos tipos de entidades, como ela influencia em seu dia a dia e em suas decisões, quais são os seu amparos perante a legislação e o que deve conter alguns tipos delançamentos.
Muitas vezes alguns podem pensar que contabilidade é igual para todos, mas veremos que existem muitas diferenças e que para uma entidade obter um resultado positivo e controlar todo o seu patrimônio, ela deve ter uma boa administração e uma boa contabilidade.

É importante destacar que o planejamento orçamentário é essencial nas organizações como ferramentanecessária ao crescimento, fortalecimento e existência. Ao estipular os objetivos da empresa, o gestor traça metas que deverão ser seguidas para que não faltem recursos para a realização das operações. O planejamento define as linhas de investimento e financiamento da empresa. Para compreender o conceito de planejamento, fragmentou-se em planejamento e finanças. Conforme o dicionário informal,planejamento é traçar metas, elaborar planos direcionados a peculiaridades do projeto que se almeja por em prática. Já os orçamentos, pode-se dizer que são um método de administração dos recursos disponíveis, encaixando-se no meio empresarial ou particular, discutindo-se a distribuição e aplicação dos recursos, seja ele um salário de especifica pessoa ou faturamento de uma organização. Ao juntar os doisconceitos, entende-se que o planejamento orçamentário é o ato de estabelecer o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados.
1.1– Definições e Objetivos
O orçamento pode e deve reunir diversos objetivos empresariais, na busca da expressão do plano e controle de resultados. Para tanto, convém ressaltar que o plano orçamentário não se limita apenas em prever o que vaiacontecer e seu posterior controle.
O ponto fundamental é o processo de estabelecer e coordenar objetivos para todas as áreas da empresa, de forma tal que todos trabalhem sinergicamente em busca dos planos de lucro.
Podemos elencar os seguintes propósitos gerais, que devem estar contidos no plano orçamentário:
• Orçamento como sistema de autorização: o orçamento aprovado minimiza oprocesso de controle em diversos setores da empresa.
• Um meio para projeções e planejamento: o conjunto das peças orçamentárias é utilizado para o processo de projeções e planejamento, permitindo, inclusive, outros estudos posteriores.
• Um instrumento de avaliação e controle: considerando também os aspectos de
motivação e autorização, é lógica a utilização do orçamento como...
tracking img