Planejamento orçamentario caixa

Páginas: 8 (1860 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2011
Necessidade de Capital de Giro

Trabalho apresentado junto ao Curso de Graduação Tecnológica em Gestão Financeira da Faculdade Sumaré para aprovação da disciplina Projeto Profissional Interdisciplinar (PPI), sob orientação do Professor Ms. Ricardo Mariano

São Paulo
2011Índice

O que é Capital de Giro.........................................................01

Administração de Capital de Giro.........................................................01

Variação da Necessidade de Capital de Giro.........................................................03

Estudo de Caso......................................05

Conclusão...............................................05

Bibliografia...............................................06



O QUE É CAPITAL DE GIRO
Capital de giro significa capital de trabalho, ou seja, o capital necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para financiamento aos clientes nas vendas à prazo, recursos para manter estoque e recursos para pagamento aosfornecedores (compra de matéria-prima ou mercadoria de revenda), pagamento de imposto, salário e demais custos e despesas operacionais. Podemos observar, conforme o próprio nome indica, que o capital de giro está relacionado com todas as contas financeiras que giram ou movimentam o dia-dia da empresa. Desse modo podemos concluir que toda empresa que vende à prazo, precisa de recursos para financiar seusclientes, e a que mantém estoque de matéria-prima ou de mercadoria, precisa de recursos para financiar estoques. A necessidade de capital de giro indica o montante de recursos que a empresa precisa para financiar suas operações, ou seja, o valor dos recursos que a empresa precisa para que seus compromissos sejam pagos nos prazos de vencimento.
ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO
Capital de giroestá diretamente associado às fontes, as quais a empresa necessita para financiar seu crescimento. O capital de giro está também sujeito a exposição e riscos oriundos de múltiplas áreas, tais como: recebíveis, contas a pagar, gerenciamento de estoques, gerenciamento de caixa, etc. Em cada uma dessas área encontramos diferentes desafios no que tange ao alcance da liquidez necessária, à obtençãodo processo mais eficiente à adoção de novas tecnologias e à avaliação da qualidade do capital de giro no balanço patrimonial.
As empresas procuram vantagem competitiva especialmente em condições econômicas desafiantes, o que torna mais evidente a importância de um gerenciamento eficiente do capital de giro. Cada real economizado no capital de giro pode contribuir para uma melhor rentabilidadedo investimento. O capital de giro é a base de todo negócio financeiro. É administrado em empresa de pequeno, médio e grande porte. Capital de giro é o montante estipulado, empregado à aplicação dos meios de produção, de forma que a empresa complete o ciclo operacional. A administração do capital de giro significa a administração das contas dos elementos giro, ou seja, dos ativos e passivoscirculantes, tais como as contas caixa, estoques, contas a receber e contas a pagar e todo o seu gerenciamento financeiro, com o objetivo de manter e determinar o nível de rentabilidade e liquidez.
1
Capital de giro são recursos que as empresas mantêm em caixa para atender suas necessidades operacionais imediatas, tais como, negociar preços melhores com os fornecedores ou aproveitar negóciosvantajosos, pagar salário e tarifas públicas. Fazem parte do capital de giro os recursos em caixa, aplicações financeiras, estoques e duplicatas a receber.
O capital de giro precisa de acompanhamento permanente, pois está continuamente sofrendo o impacto das diversas mudanças enfrentadas pela empresa. Boa parte dos esforços do administrador financeiro típico é canalizada para resolução de problemas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento orçamentário e gestão de caixa
  • Planejamento Orçamentário
  • planejamento orçamentario
  • planejamento orçamentário
  • planejamento orçamentário
  • Planejamento orçamentário
  • Planejamento Orçamentário
  • Planejamento orçamentário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!