Planejamento operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Classificação de Produção
 
Sistemas de Produção

Para a produção de um produto ou serviço é preciso que um processo seja constituído. Este processo, dependendo de sua organização, pode ser considerado um sistema de produção. Cada sistema de produção precisará avaliar, principalmente, duas variáveis: volume e variedade. A figura 1.1 faz uma relação entre estas duas variáveis e classifica ossistemas de produção em função desta relação.

Figura 1.1: Tipos de sistemas de produção

 
O sistema de produção que constitui o trabalho em questão é denominado por projeto. Projetos são aqueles sistemas que têm saídas de produtos muito variados e baixos volumes de produção, ou até mesmo únicos. Neste tipo de sistema de produção o produto permanece estático, parado em uma posição fixa, por isso osrecursos produtivos devem ser transportados até o local onde o produto está sendo realizado.

Estimativa de venda
Nossa estimativa anual de vendas é formada por dois ciclos de construção para cada ano, durante os próximos cinco anos. Cada ciclo tem uma duração média de 6 meses. Com base na previsão de venda, montamos uma estrutura de produção com capacidade de construir até 70 m² mensais. A mão deobra é composta por cinquenta funcionários, que atuam de forma simultânea em cada uma das etapas dos projetos.

MRP
O MRP é um sistema computorizado de controle de inventário e produção que assiste a optimização da gestão de forma a minimizar os custos, mas mantendo os níveis de material adequados e necessários para os processos produtivos da empresa.
Este sistema possibilita às empresascalcularem os materiais dos diversos tipos que são necessários e em que momento, assegurando os mesmo que sejam providenciados no tempo certo, de modo a que se possa executar os processos de produção. O MRP utiliza como informação de input os pedidos em carteira, assim como a previsão das vendas que são provêm da área comercial da empresa.
Todo o controle das necessidades de materiais da construtora sãofeitos através de sistema de MRP, bem como o controle de entregas e possíveis estoques, gerado por um longo lead time de entrega.

Analise de ambiente (fatores ambientais)

Temos um grande déficit habitacional no país e uma demanda crescente por imóveis. As pessoas desejam imóveis funcionais e em boa localização, nas proximidades a centros comerciais e que possuam serviços públicos, centrosmédicos, escolas e de preferência próximo ao seu local de trabalho.
De acordo com o IBGE tem crescido a população de solteiros e de idosos, dados do censo indicam que em 25 anos a população com mais de 80 anos triplicará. Essas informações indicam que existe um potencial mercadológico a ser explorando na construção de casas que ofereçam conforto e funcionalidades as mais jovens e solteiros, eimóveis adaptados aos mais idosos.

* Fatores políticos e legais
O governo tem estimulado o mercado imobiliário, com o programa de financiamento PAC e outros incentivos para a população comprar, reformar e negociarem imóveis. Esses acontecimentos são muito favoráveis para nosso negócio. Atualmente existe varias linhas de financiamento sendo ofertadas por bancos, públicos e privados,permitindo a muitas pessoas a oportunidade de comprar a muito sonhada casa própria.

* Concorrência
Com o crescimento acentuado na construção civil e oferta crescente de imóveis de diversos padrões, é necessário diferenciais no tipo de construção para estarmos à frente de nossos concorrentes.

* Fatores internos
A nossa construtora tem pessoal com formação e experiência em construçãocivil. A empresa proporciona treinamentos e aperfeiçoamento em cursos de encanadores, eletricistas, pintores, azulejistas, concretistas, paisagistas e outros que aperfeiçoem o desenvolvimento técnico-profissional de nosso pessoal e a qualidade de nossos serviços.

X Analise Swot

X.1 Oportunidades:
- Melhora no poder aquisitivo da população com a estabilidade econômica e nível de empregabilidade...
tracking img