Planejamento: oficina de alfabetização – um convite a reflexão

Planejamento: Oficina de Alfabetização – Um Convite a Reflexão
Justificativa: Em todo o momento, o professor de sala de aula deve estar fazendo uma reflexão de sua prática pedagógica, para assimestá revendo o desenvolvimento da mesma em sala de aula.
Para isto, é importante que o profissional esteja sempre buscando novas maneiras e estratégias de trabalho para melhor aplicar seus conhecimentosem sala de aulas com seus alunos. O professor que pesquisa, vai sempre está a um passo à frente de seus alunos. A tarefa de professor não é nada fácil, pois exige muita dedicação, planejamento eestudo, pois tudo aquilo que é trabalhado em sala de aula merece ser revisto e bem preparado.
Objetivo Geral: Criar um momento para refletir um pouco sobre como agimos diante das dificuldades dos nossosalunos, pensando nas fases da escrita. (Psicogêneses da Escrita, de Emília Ferreiro e Ana Teberosk)
Objetivo Específico: Organizar grupos de trabalho e apresentar atividades práticas para seremdesenvolvidas em sala de aula com os alunos.
Etapas Previstas: 1º MOMENTO:
*DINÂMICA: APRESENTAÇÃO
*SENSIBILIZAÇÃO: LEITURA DA HISTÓRIA “O HOMEM DO SACO”
*BREVE FALA SOBRE MEU TRABALHO
*SONDAGEM2º MOMENTO:
*ORGANIZAÇÃO DA SALA DE ACORDO COM A SONDAGEM
*CRIAÇÃO DE UMA ROTINA DE LEITURA E ESCRITA NA SALA
*PRODUÇÃO DE ATIVIDADES
* PORTIFÓLIO ( DE ACORDO COM CADAESCOLA )
Metodologia: Iniciarei a oficina, com uma dinâmica para a apresentação do grupo, falando o nome e a escola que trabalha. Após a apresentação do grupo, farei a leitura da história “ O Homem doSaco”. Farei uma breve fala sobre meu trabalho como professor de alfabetização. Em seguida apresentarei um slide em Power Point, sobre as Fases da Escrita, e todo processo que envolve o aprendizadodos alunos, através desta prática de ensino.
Apresentarei para o grupo, algumas atividades práticas que podem ser usadas para ajudar no avanço das hipóteses dos alunos. Assim, dividirei em grupos...
tracking img