Planejamento- natação competitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

NAS ORGANIZAÇÕES

ESPORTIVAS.[1]

Fernando París Roche

Sócio-Diretor do AFPGRUPO

CONSULTORES ESPORTIVOS

27 de novembro, SESC Vila Mariana
29 de novembro, SESC Campinas
2002

1- O planejamento esportivo e os processos de mudança no esporte.

Todas as entidades e organizações, o que obviamente envolve também as de caráter esportivo, vêem-sesubmetidas hoje em dia a uma mudança permanente em seu entorno, em seus objetivos, em sua forma de atuar, em suas expectativas e na disponibilidade de recursos. Por tudo isso, as organizações – assim como os indivíduos – vêem-se obrigadas, cada vez mais, a refletir sobre o caminho a adotar no futuro, sobre o que fazer, qual a direção a tomar. Em outras palavras, as entidades – e as pessoas – vêem-seobrigadas a planejar.

O planejamento tem a ver, portanto, com os processos de mudança ocorridos no esporte. O que está mudando no mundo da atividade física e do esporte nas sociedades ocidentais? Vejamos alguns aspectos:

• A TV distorceu o mundo do esporte, mercantilizando a atividade, profissionalizando-a nos aspectos que afetam o espetáculo esportivo, que foi convertido num elemento básicoda indústria do entretenimento. Alguns esportes – em um determinado nível – contam com recursos econômicos; outros, se não receberem ajuda externa, estão fadados a desaparecer.

• Aumentou grandemente a variedade e diversidade de ofertas esportivas: antes, o esporte era um modelo linear em si mesmo: praticava-se um esporte no seio de um clube, de uma federação, com um objetivo competitivo, desuperação, de melhora progressiva. Hoje, as pessoas não querem apenas praticar um esporte, querem várias atividades; além disso, não buscam apenas a competição: querem a diversão, a aventura, a manutenção física. Existem hoje muitas formas distintas de enfocar a atividade física e esportiva.

• Aumentou grandemente a preocupação pelo esporte como elemento de saúde e pelo cuidado do próprio corpo.Faz-se atividade física e esportiva para se sentir melhor, o que já é uma necessidade – especialmente nas sociedades urbanas com um certo nível de desenvolvimento.

Cada vez mais, são tão importantes os aspectos quantitativos, como quantas pessoas praticam esporte, quantos atendimentos realizo em minha instalação, quantos são os associados de meu complexo esportivo, como os aspectosqualitativos: A QUALIDADE será um elemento determinante do futuro da gestão esportiva.

Poderíamos analisar vários outros aspectos nas mudanças que se produzem no esporte. Frente a essas transformações, a organização esportiva é consciente do que ocorre? Sabemos como elas nos afetam? Vamos formular propósitos diferentes a médio prazo para satisfazer aos nossos usuários, os cidadãos, os esportistas, osclientes, os sócios etc?

Para tudo isso, é necessário planejar.

Vejamos alguma das definições de "planejar":

• "Planejar é mais que fazer planos; é construir o futuro que se deseja"[2].
• "Planejar é estabelecer um objetivo e, em seguida, determinar o curso de ação que se deve seguir para alcançá-lo"[3].
• "Planejamento é o processo de preparação de um conjunto de decisões parainfluenciar o futuro, orientado de forma a obter os fins desejados utilizando os melhores meios possíveis" (DROR, 1963).

Em resumo, “Planejar” significa uma tentativa de antecipar-se ao futuro.

2- O planejamento, um processo inseparável da direção.

O planejamento é um processo associado à direção de uma organização. Evidentemente, não é o único fator que determina a natureza de umcargo de direção. Mas, provavelmente, é o primeiro e um dos mais importantes.

Há quatro tarefas básicas que caracterizam a função diretiva, que são comuns a qualquer posto de direção, não importando se estamos falando de uma empresa multinacional ou de um pequeno clube esportivo.

• Saber onde estou e aonde quero chegar: Planejar.
• Saber como e com quem vou fazer aquilo que tenho de fazer:...
tracking img