Planejamento " memorias de emilia"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS
Campus de Três Lagoas





Lays Fernanda de Freitas Leopoldo
Maria Jaqueline Moreira Josué










LETRAS/HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/LITERATURA

PRÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE LITERATURA
















2013





Lays Fernanda de Freitas Leopoldo
Maria JaquelineMoreira Josué













LETRAS/HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/LITERATURA

PRÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE LITERATURA








HAB. PORTUGUÊS/ LITERATURA



Trabalho apresentado como nota da disciplina Prática e Metodologia do Ensino de Literatura do curso de Letras, do Câmpus de TrêsLagoas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, ministrada pelo Prof. Dr. Ricardo Magalhães Bulhões.









Três Lagoas – MS
2013


CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS
Campus de Três Lagoas



PLANO DE AULA ( 2º Ano Ensino Medio.)

Leitura de "Memórias de Emília", de Monteiro Lobato.


Introdução

Por que lerliteratura? Ana Maria Machado nos esclarece por que ler literatura é relevante e chama a atenção para o papel da escola na formação do leitor de obras literárias:

Uma sociedade que se quer democrática tem que (...) garantir a todos que seja saciado seu direito à leitura. E essa leitura, sobretudo em países que ainda estão se construindo, não pode ser apenas uma leitura de entretenimento e de aquisiçãode conhecimento - embora esse tipo de livro também seja importante e não possa ser desprezado. Mas é indispensável que também se leiam textos criadores, textos que tragam o prazer de pensar, interrogar, sonhar, ligar-se com o resto da humanidade (inclusive gentes de outras épocas e de outros lugares), textos que brinquem com a sonoridade das palavras, que aproximem conceitos díspares, quedesenvolvam a inteligência e o espírito crítico. Textos que usem as palavras de maneira artística, rica, sublinhando a beleza que possa nascer do contato entre elas, valorizando a multiplicidade de significados possíveis que elas possam ter, se abrindo para a infinidade de conceitos que elas podem apontar. E, como, na maioria das vezes, grande parte da população só vai se tornar leitora se tiver contatocom bons livros através da escola e do sistema de ensino, é de fundamental importância que a escola não desperdice essa oportunidade e não recomende bobagens nem desenvolva atitudes que funcionem como vacina contra a leitura, de tanto que criam anticorpos no leitor.

(Contracorrente: conversas sobre leitura e política, Ana Maria Machado, Ed. Ática, São Paulo)






JUSTIFICATIVA:Por que ler Monteiro Lobato?
No topo da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que diagnostica e mede o comportamento do leitor brasileiro a partir de cinco anos de idade, aparece a obra de Monteiro Lobato (1882-1948). Em 2008, essa pesquisa revelou que, depois da Bíblia, a obra mais importante para os leitores brasileiros é a de Lobato. Segundo alguns autores por ex:
Antonio Candido: O senhorMonteiro Lobato é dos valores mais indiscutidos da nossa literatura moderna. Velhos e moços, passadistas e modernistas, brigados em tudo o mais, concordam plenamente no culto que lhe votam.

(Depoimentos publicados em reportagem da Folhinha de São Paulo, de 7/8/2010)


Por que ler Memórias da Emília?
Pela história em si e pela qualidade literária, do ponto de vista da originalidade,criatividade, imaginação e dos recursos linguísticos utilizados por Lobato. É uma história muito divertida! A principal personagem é Emília, a boneca de pano irreverente, que diz o que pensa e não teme críticas. É a única no Sítio a ter suas memórias. Para escrevê-las chama Visconde para ser seu secretário. Além disso, Lobato admirava as conquistas de seu tempo. O cinema tem papel de destaque emMemórias...
tracking img