Planejamento mega sena - oracle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento para Loteria

Mega sena



→Backup

O backup é a tarefa mais importante nas práticas de manutenção de um servidor de banco de dados. Sem um backup seguro e bem feito, podemos, de uma hora para outra, perder todas as informações.
Não podemos pensar que perder informações é incomum ou muito difícil de acontecer.
É preciso então planejar e executar uma boa políticade backup e restauração. Profissionais especializados devem participar das decisões e os responsáveis devem executar os procedimentos. É importante pensar em duas importantes questões, que vão determinar os caminhos e o investimento necessário:
• Qual o tempo que a empresa pode ficar sem a cobertura do backup? A resposta vai indicar principalmente a frequência com que os dados serão copiados.Para descobrir a resposta temos que pensar sobre qual a viabilidade de se entrar novamente com os dados de um turno de trabalho, ou de um dia inteiro de trabalho.
• Qual o tempo que o sistema pode ficar parado, sem uso? Com esta pergunta, encaminhamos a redundância necessária para reduzir ao mínimo o tempo de parada.
As respostas para estas perguntas indicam como será o processo de backup, bemcomo qual o software e o hardware necessário para sua implementação.
Atenção para as seguintes observações básicas em uma política de backup:
• O backup do banco de dados deve obrigatoriamente ser movido para dispositivo(s) fora do servidor operacional de banco de dados. É importante também ter cópias de segurança em locais fora da empresa (não necessariamente com a mesma frequência), pararesolver todas as dificuldades listadas neste tópico.
• A verificação dos registros (logs) do backup, que indicam o sucesso ou não da operação, deve ser feita a cada processo de backup. A prática do backup só deve ser concluída após sua verificação.
• Deve haver uma verificação periódica dos arquivos de backup, testando o procedimento de restauração do sistema.
• Documentar um plano derecuperação de emergência, com todos os passos para a restauração total do sistema, de modo a reduzir consideravelmente o tempo de parada

Agendamento do backup

De segunda a sábado bkp Full das 00:00h às 04:00h.
De segunda a sábado incremental: 11:00h às 12:00h.
De segunda a sábado incremental: 16:00h às 17:00h.
→Checkdb
O DBCC CHECKDB faz parte dos comandos de validação e tem por finalidade,verificar a integridade lógica e física de todos os objetos no banco de dados especificado através da execução de uma série de operações. Entre estas operações estão a execução de outros 3 comandos DBCC: DBCC CHECKALLOC, DBCC CHECKTABLE e DBCC CHECKCATALOG.
Normalmente este comendo é executado apenas quando da algum problema de corrupção no banco de dados, imagine fazer um backup valido de seubanco de dados se ele estiver corrompido.
A sintaxe básica para este comando seria: DBCC CHECKDB(„Nome_do_banco‟).
Desta forma ele fará uma verificação de integridade em seu banco de dados e retornará uma série de informações e, caso haja alguma corrupção, mensagens sobre estas.
Você pode utilizar uma série de comandos opcionais para ajustar a execução do CHECKDB ao que necessita e uma dasmais comuns é a opção "WITH NO_INFOMSGS", que faz com que o SQL Server não exiba as mensagens de informações que normalmente exibe com a execução deste comando.
Outra opção bastante utilizada é "WITH ALL_ERRORMSGS", que altera o padrão do SQL Server de exibir apenas as 200 primeiras mensagens de erro, fazendo com que este passe a exibir TODAS as mensagens de erro.
As opções podem sercombinadas, então você poderia executar : DBCC CHECKDB(„Nome do banco‟)WITH NO_INFOMSGS, ALL_ERRORMSGS.
Vale lembrar que executar uma verificação de integridade em um banco de dados é um processo que tende a ser demorado e muito custoso em termos de disco e processador, então planeje bem os horários de execução deste comando antes de executá-lo em seus BDs de produção.
Agendamento
No nosso caso que...
tracking img