Planejamento industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. CONSTITUIÇÃO DAS EMPRESAS E SEUS OBJETIVOS
É realizada, através de um contrato social (Ltda. ou S.A.) ou individual e registrada na Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria da Fazenda Estadual, Prefeitura e dependendo da atividade, em outros órgãos.
Acordo consensual em que duas ou mais pessoas se unem, de livre e espontânea vontade, a fim de gerirem um negócio juntos e, através deesforços, buscarem um objetivo comum.
Elas podem se classificar em sociedades civis e sociedades comerciais. A primeira geralmente é formada para prestar serviços com ou sem fins lucrativos, e não pratica atos comerciais, ou seja, não intermedia mercadorias. Quando não visa lucro é denominada de associação e normalmente tem em seu nome a expressão S/C.
Já as sociedades comerciais são aquelas quepraticam ato de comércio com fins lucrativos. Tem o objetivo de comprar e vender, transformar matérias-primas em produtos acabados ou semi-acabados e obter lucro com a comercialização desses produtos.
As sociedades civis têm seu contrato arquivado no Cartório de Títulos e Documentos (Cartório Civil) enquanto que as sociedades comerciais o contrato é arquivado na Junta Comercial.

1.1. FORMAJURÍDICA
As empresas podem ser classificadas quanto à forma jurídica em: empresas particulares; é aquela que se acha organizada de tal modo que um ou mais indivíduos exercitam e gozam o direito de posse dos ativos das empresas públicas; Empresas públicas ou de utilidade publica, também conhecidas como empresas governamentais e empresas de economia mista; Quando os elementos de propriedade se achamdivididos de tal modo que deles participam organismos privados e organismos públicos A empresa é a unidade de produção básica. Contrata trabalho e compra fatores com o fim de fazer e vender bens e serviços.

1.2- INTERESSES E OBJETIVOS DOS RESPONSÁVEIS PELO EMPREENDI
MENTO

Os objetivos e interesses dos sócios são estabelecidos previamente no contrato social daconstituição da empresa, quando tem a meta de abrir uma empresa, seus sócios têm como objetivo principal obter o lucro, atender a todas as necessidades financeiras da organização, visando cobrir todos os custos da produção e alcançar produtividade, ou seja, obter resultados quantitativos e/ou qualitativos em um determinado período de tempo.
1.3- FUNÇÃO NO MEIO SOCIAL E EVENTUAIS CONSEQÜÊNCIASConsiderando-se principalmente as três modernas funções sociais da empresa. A primeira refere-se às condições de trabalho e às relações com seus empregados, a segunda volta-se ao interesse dos consumidores, a terceira volta-se ao interesse dos concorrentes E ainda mais atual é a preocupação com os interesses de preservação ecológica urbano e ambiental da comunidade em que a empresa atua.
As empresas buscamagregar valor social a imagem de suas organizações e através dela conseguir a credibilidade e admiração da sociedade, a fim de destacar-se perante a concorrência.
2- ANÁLISE DE MERCADO
A análise de mercado é um procedimento utilizado pelas empresas para investigar as preferências dos consumidores em relação a produtos, marcas, publicidade e serviços.
Ela permite que as coisas fiquem maisclaras. Sem elas, a atividade de marketing se torna em puro "achismo". A contratação de pesquisas de mercado envolve certas questões como: questionário, universo pesquisado, amostra, erro, significância, desvio, e outros quesitos à mais que compõem a boa pesquisa.
A análise serve para você chegar a duas, conclusões.
O que os seus clientes querem.
O que os seus concorrentes oferecem.
O livre jogoda oferta e demanda é uma peça-chave no funcionamento de toda a economia de mercado.

2.1- DEMANDA ATUAL E FUTURA PARA CADA PRODUTO
O potencial total do mercado é o volume potencial total de vendas de todas as empresas em um determinado período. Geralmente, é estimado avaliando o número de compradores potenciais, a quantidade média adquirida por comprador e o preço médio de compra.
As...
tracking img