Planejamento, fundamentos e normas da auditoria bem como demonstrações contábeis a serem auditadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ



Ana Claudia Castro
Erika Aparecida Monteiro
Erika Souza Ramos
Flavia Alves
Marcio Lopes Mendes
Maristela
Paula Pereira Miranda
Patrícia Félix
Rutemara Alessandra Braga











PLANEJAMENTO, FUNDAMENTOS E NORMAS DA AUDITORIA BEM COMO DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS A SEREM AUDITADAS












Taubaté – SP
2012
1 INTRODUÇÃOA auditoria de demonstrações financeiras consiste numa conferência rigorosa das contas de uma empresa, a fim de verificar a consistência da demonstração de resultados especificada no livro contábil. No Brasil é uma atividade regulada no pelas normas de contabilidade, havendo regras específicas a serem seguidas pelos profissionais, provenientes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)(profissionais contábeis em geral), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) (profissionais do mercado de capitais), Banco Central do Brasil (BCB) (profissionais das instituições financeiras) e tribunais de contas (profissionais da administração pública).



2 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS A SEREM AUDITADAS


• Balanço Patrimonial;

• Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);

•Demonstração do Lucro ou Prejuízo Acumulado ou Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido;

• Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos. Esta declaração foi substituída, à partir do ano calendário 2008 pela Demonstração de Fluxo de Caixa conforme a nova Lei das S.A. (Lei 11.638/07);

• Notas Explicativas.



3 PLANEJAMENTO DA AUDITORIA



Conforme NBC T 11 - IT - 07o Planejamento da Auditoria é a etapa do trabalho na qual o auditor independente constitui a estratégia geral dos trabalhos para serem executados na entidade que será auditada, sendo elaborado a partir da contratação dos serviços, estabelecendo a natureza, a oportunidade e a extensão dos exames, de modo que possa desempenhar uma auditoria eficaz.


Para Attie (2000, p. 45), “oconhecimento é essencial para realizar uma auditoria eficiente, conhecer as atividades e operações da entidade é fundamental para um bom resultado. Se o auditor sabe dos processos que a empresa pratica, poderá estudar melhor seus procedimentos, e aplicar testes específicos de acordo com as circunstâncias” .


Segundo Attie (2000, p. 45 e 46) os seguintes aspectos auxiliam no conhecimento préviodas atividades:

[...]

- Controles Organizacionais: Os controles organizacionais fazem com que o auditor possa ter melhor entendimento sobre os processos e operações da empresa, como também analisar a função de cada empregado, e as decisões tomadas que podem determinar o rumo das atividades da entidade.


- Controles Gerais da Atividade:Uma das formas que auxiliam o auditor a investigar os controles sobre as operações são os controles gerais da atividade, dessa forma o auditor tem a informação de como a empresa distribui responsabilidades e delega autoridade, descobrindo qual o grau de responsabilidade das pessoas que tem o controle sobre as atividades, esse muitas vezes é o ponto principal da auditoria.


-Controle dos Sistemas de Informações: O auditor precisa que as informações analisadas por ele sejam de qualidade, propiciando melhor desenvoltura no trabalho a ser realizado, cosa não haja essas informações o auditor estenderá o processo para investigar possíveis problemas, desconhecidos pelos responsáveis de cada área.


- Controles Internos Contábeis: Esse método identificaos procedimentos de controle utilizados para haver uma correta segregação de funções, e de controles adequados sobre o processamento das transações. A confiabilidade sobre a exatidão e a veracidade das transações é necessária para ter um bom sistema.


- Princípios e Métodos de Contabilidade: Serve para a avaliação do auditor, sobre os princípios e métodos utilizados pela...
tracking img