Planejamento financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................ 04

2 desenvolvimento........................................................................................ 05

3 CONCLUSÃO.......................................................................................................... 12REFERÊNCIAS.......................................................................................................... 13




1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho tem-se por objetivo abordar sobre a importância do processo de planejamento financeiro para minimizar os riscos às empresas diante de um cenário econômico abalado por inúmeras crises que levam a economia sofrer uma serie de variações.Mediante esta realidade o processo de planejamento financeiro tem sido um fator decisivo para o sucesso empresarial contribuindo para que o planejamento estratégico obtenha êxito.

Nessa linha de análise demonstra-se a importância do planejamento financeiro para uma empresa que busca operar em um novo segmento, revenda de carros novos e usados, a qual está enquadrada pelo fisco no lucroreal.















































2 DESENVOLVIMENTO

Torna-se relevante destacar que é através do planejamento financeiro que as metas estabelecidas para o crescimento de uma empresa atingem resultados satisfatórios, pois se trata de uma ferramenta que auxilia a prospecção da parte financeira. É fato que a economiasofre variações e encontra-se vulnerável a fatores globais, o plano financeiro empresarial tende a ser mais valorizado e apreciado em primeiro plano no momento de se tomar uma decisão. Para Gitman (1997, p. 588), “as empresas utilizam-se de planos financeiros para direcionar suas ações com vistas a atingir seus objetivos imediatos e em longo prazo onde um grande montante de recursos estáenvolvido”. Explica o autor, que dois aspectos-chave do planejamento financeiro são o planejamento de caixa e de lucros. O primeiro envolve o planejamento do orçamento de caixa da empresa; por sua vez, o planejamento de lucros é normalmente realizado por meio de demonstrativos financeiros projetados, os quais são úteis para fins de planejamento financeiro interno, como também exigidos pelos credores atuais efuturos. (Gitman, 1997, p. 588).
Dentre os indicadores mais utilizados para realizar a análise financeira tem-se a taxa interna de retorno (TIR) e o valor presente líquido (VPL). Emprega-se período de retorno do investimento (payback) e índices de retorno sobre investimentos. Geralmente, a análise busca identificar o lucro ou se a taxa de retorno é maior do que a taxa deatratividade. Fluxo de caixa é a apreciação das contribuições monetárias (entradas e saídas de dinheiro) ao longo do tempo a uma caixa simbólica já construída. Pode ser representada de uma forma analítica ou gráfica. O fluxo de caixa exige a montagem de uma matriz, que relacione as transações financeiras com os períodos em que foram efetuadas, podendo ser chamada de matriz do fluxo de caixa. O diagrama defluxo de caixa é uma representação dos fluxos de dinheiro ao longo do tempo. Graficamente, emprega-se uma linha horizontal representando o tempo, com vetores identificando os movimentos monetários, adotando-se convenções cartesianas: fluxos positivos para cima e negativos para baixo. São considerados fluxos positivos os dividendos, as receitas ou economias realizadas; são considerados fluxosnegativos as despesas em geral, a aplicação de dinheiro, o custo de aplicações ou as parcelas que foram deixadas de receber. Fluxos de caixa são construídos para dar apoio a decisões empresariais, estudar aplicações de resíduos de caixa de permanência temporária e servir de base para a obtenção dos indicadores necessários para a análise financeira. (GIACOMIN, 2008)
Com a ajuda do fluxo...
tracking img