Planejamento financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: PLANEJAMENTO FINANCEIRO EM EMPRESAS FAMILIARES

Admir Roque Teló*

RESUMO
O mundo das organizações empresariais modifica-se num ambiente competitivo. Há informações sendo veiculadas continuamente em uma velocidade extraordinária, o que não significa necessariamente a compreensão da realidade econômica e seus desdobramentos em negócios. No ambiente organizacional,inúmeros fatores influenciam seu desempenho. No contexto das empresas familiares isto não é diferente. Este estudo mostra o entendimento e a percepção dos empresários quanto à importância do planejamento financeiro no desempenho organizacional, e este como vital para uma empresa crescer e sobreviver.
Palavras-chave: desempenho, planejamento financeiro, empresa familiar.

ABSTRACT
The world ofenterprises changes in a competitive environment. There is more information being continuonsly exclanged at an extraordinary speed, however it doesn’t necessarily mean understanding the economical reality and its reflects into business. In the organizational environment many factors influence its performance. In the context of familiar enterprises it is not different. This study shows theunderstanding and perception of businessmen regarding the importance of financial planning on the organization’s performance, and its importance for the growth and survival of the enterprise.
Key words: performance, financial planning, familiar enterprise.

* Contador, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC ), doutorando em Gestão de Negócios pela UFSC. Professor naFAE Business School. E-mail: admirt@bomjesus.br

Rev. FAE, Curitiba, v.4, n.1, p.17-26, jan./abr. 2001

17

INTRODUÇÃO Épocas de mudança polarizam expectativas. A aceleração do tempo histórico torna o mundo menos previsível. A dispersão das crenças sobre o que o futuro nos reserva é fonte de tanta angústia e perplexidade quanto a incerteza sobre o amanhã. Nenhuma generalização ou previsãoindutiva contém mais informação do que a soma de suas ocorrências particulares conhecidas. As empresas, sejam as bem-sucedidas ou as extintas, apresentam, em geral, o mesmo quadro de problemas, necessidades e expectativas, visto que atuam no mesmo ambiente socioeconômico, sofrendo o impacto dos mesmos fatores estruturais ou de variáveis conjunturais. Contudo, embora todas possam compartilhar dosproblemas, detêm condições diferentes de reagir, demonstrando diferenças significativas de desempenho. Algumas dessas condições podem ser levantadas numa pesquisa por amostragem, enquanto outras, que indicam a capacidade de a organização reagir às condições de mercado a que está submetida, necessitariam, para serem percebidas e levantadas, de um acompanhamento das referidas condições e ações daempresa diante delas. As organizações, no cenário globalizado e competitivo de hoje, têm uma variedade de responsabilidades e objetivos, dentre os quais destaca-se a sua capacidade de atrair e mobilizar as poupanças e direcioná-las àqueles investimentos eficientes geradores da renda necessária ao desenvolvimento socioeconômico da comunidade. As deficiências da correlação das variáveis do mundoeconômico-financeiro estão provocando sérias imperfeições nos processos de tomadas de decisões empresariais, gerando conseqüências nefastas, quer para a sobrevivência das empresas como suporte social, quer para a própria eficiência. O tema do presente trabalho é a função do planejamento financeiro como sendo determinante no sucesso e insucesso de uma organização. Dentre os vários desafios enfrentados pelaempresa familiar brasileira na busca da sobrevivência, competitividade e longevidade, há fatores que são estáticos (taxa interna de retorno, payback, índices financeiros), e também existem fatores dinâmicos (tecnologia, conhecimento, qualidade), que influenciam o destino dessas empresas.

O ambiente organizacional modifica-se com uma velocidade extraordinária. Segundo DRUCKER (1999), a...
tracking img