Planejamento financeiro e controle de gastos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UCB – UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
GESTÃO DE PROCESSOS GERENCIAIS

FINANÇAS: FUNDAMENTOS E PROCESSOS

BALANÇO PATRIMONIAL

Dircéia Rodrigues César
Pólo: Venda Nova/BH/MG

Belo Horizonte
1º Semestre de 2010BALANÇO PATRIMONIAL

Balanço Patrimonial (BP) é a demonstração contábil que evidencia quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira de uma empresa. Tudo que acontece na empresa é registrado no Balanço, dessa forma, o Balanço patrimonial é o resultado final de todos os atos e fatos ocorridos na empresa. Os registros são classificados em contas,segundo o plano de contas da empresa. Para o Balanço Patrimonial, essas contas foram padronizadas pela Lei 6.404/76 para melhor estão organizados em contas padronizadas para facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da entidade.

O Balanço apresenta do lado esquerdo as contas do Ativo (bens e direitos) e do lado direito as contas do Passivo (exigibilidade e obrigações) e oPatrimônio Líquido, que é resultante da diferença entre o total do ativo e passivo. Através desse elenco de contas e registros, a contabilidade controla permanentemente o patrimônio da empresa.

O Ativo compreende os bens, direitos e as demais aplicações de recursos controladas pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. Deverá ser representadoda seguinte forma, conforme a Lei 6.404/76:

* Ativo Circulante, em contabilidade, é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo. Disponível (dinheiro em caixa, bancos), créditos, outros créditos, investimentos temporários, estoques e despesas do exercícioo seguinte pagas antecipadamente (capitais de alta circulação, possíveis de seremconvertidos em moeda corrente em curto prazo e com facilidade de acesso).

* Ativo Realizável a Longo Prazo é qualquer conjunto direitos que irão realizar-se em até 360 dias contados do último dia do exercício social da data de publicação do balanço a que faz parte, isto é, após o término do exercício seguinte.

* Ativo Permanente representa todos os direitos e bens que a empresa possui com afinalidade de ficar permanentemente aplicado para gerar novos ativos. É constituído pelos seguintes subgrupos: Investimentos são as participações em outras empresas, na forma de ações ou quotas ou investimentos em obras de arte ou em terrenos para utilização da empresa no futuro, por exemplo. Imobilizado são os bens e direitos, tangíveis e intangíveis, utilizados nas atividades desenvolvidaspela empresa. Destinam-se ao funcionamento da empresa. Podem ser os terrenos, as máquinas, móveis, veículos, etc. e, o Diferido que são os recursos aplicados nas despesas que contribuirão para a formação do resultado de mais um exercício social. Se a empresa vai criar um produto novo, toda a despesa com construção do projeto, antes do produto ficar pronto.

O Passivo representa as obrigações daempresa que são os capitais de terceiros. O Passivo se subdivide em Passivo Circulante e Passivo Exigível a Longo Prazo.

* Passivo Circulante é representado pelas obrigações da empresa que se espera seja liquidada dentro do exercício social seguinte. São obrigações como salários a pagar, impostos a pagar, fornecedores, empréstimos bancários de curto prazo, entre outros.

* Exigívela Longo Prazo são dívidas da empresa que serão liquidadas com prazo superior a um ano após o exercício social seguinte e que não se enquadrem no circulante. São os empréstimo e financiamentos bancários, emissão de títulos com vencimento superior ao exercício seguinte, etc.

O grupo Resultado de Exercícios Futuros é apresentado no Balanço Patrimonial entre o Passivo Exigível e o Patrimônio...
tracking img