Planejamento financeiro e controle de gastos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UCB – UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
GESTÃO DE PROCESSOS GERENCIAIS

FINANÇAS: FUNDAMENTOS E PROCESSOS
PLANEJAMENTO FINANCEIRO E CONTROLE DE GASTOS

Dircéia Rodrigues César

Belo Horizonte
1º Semestre de 2010

TEMA
Importância do controle e gestão de custos e despesas para o planejamento e controle financeiro de uma empresa.

TÍTULO
Planejamento Financeiro e Controle de GastosOBJETIVO

Analisar a gestão de custos e despesas salientando sua importância para o cumprimento do planejamento financeiro das empresas.

JUSTIFICATIVA

Justifica-se este trabalho pela relevância do tema. O planejamento de uma empresa é o seu esqueleto, seu alicerce. Muitas das empresas que surgem hoje, no comércio, estão fechando as portas em poucos anos por falta de um bom planejamento. Mas oplanejamento para ser efetivo deve vir acompanhado por controles diversos, entre os quais, o controle de custos e despesas. Dessa forma, uma empresa tem mais chances de sobrevivência no mercado, que é tão competitivo.

INTRODUÇÃO

Quando se fala em custos, fala-se no processo produtivo. O controle do processo produtivo originou-se a partir da revolução industrial com objetivo de atender àsnecessidades de mensuração dos estoques, dos resultados e também a necessidade de fornecer subsídios e informações ao controle financeiro da produção. Até a revolução industrial, praticamente só existia a contabilidade financeira. A apuração dos custos era feita somente adicionando as compras ao estoque inicial e diminuindo dos estoques finais. Mas para a indústria, o processo era mais complexo,pois, naquele processo, falta apurar também, os gastos com honorários, salários, água, energia elétrica, etc. Não basta que a contabilidade forneça apenas demonstrativos financeiros. A partir dessa industrialização tornou-se necessária a contabilidade de custos. Não é uma tarefa fácil controlar custos e despesas. A partir do planejamento financeiro da empresa ou indústria, o empresário precisatratar a gestão de custos e despesas com atenção.

DESENVOLVIMENTO

No planejamento inicial o empresário busca informação sobre o mercado, o produto que esse mercado quer, quem são os clientes, as diferenças individuais ou fatores ambientais. Em seguida passa a fabricar esses produtos. È grande a movimentação de materiais dentro dos estoques. É preciso avaliar tudo que acontece na produção. Acompra é feita em períodos e quantidades diferentes. Os preços também são diferenciados. Quando a produção requisita um material, o custo desse material não é o mesmo para os que foram comprados anteriormente ou posteriormente. Existem vários critérios de avaliação de materiais adquiridos com custos diferentes. Para saber como, quando e quanto comprar, definir também estoques máximos e mínimos desegurança, controlar compras e movimentação de estoques, é necessário a escolha de um método de avaliação para contabilizar os custos desses materiais. A mensuração desses custos diretos e de outros indiretos é fundamental para que se apure o custo real de cada unidade produzida na empresa.

Na Contabilidade de Custos, existem vários métodos para a apropriação de custos. Os custos por absorçãodeterminam o custo de cada unidade produzida e de seu total, demonstrando onde foram os gastos produtivos, fixos e variáveis, gastos com mão-de-obra direta, indireta, água, luz, materiais diretos e indiretos, etc. Já o sistema ABC, Custo Baseado na Atividade, aloca melhor os Custos Indiretos de Fabricação, pois ele os diferencia por centro ou atividade além de distribuir os custos normais e despesas,com isso ele é muito mais completo, nos dizendo realmente todos os gastos e custos do produto e não desconsidera pontos importantes como a parte administrativa e de vendas, assim como a parte publicitária Tarefa difícil, muitas vezes, é diferenciar custo e despesa. Na teoria de custos, existem vários termos que são necessários esclarecimentos para melhor identificação dos valores, segundo Bruni...
tracking img