Planejamento finaceiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 PLANEJAMENTO FINANCEIRO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO


A partir do interesse de ter um novo negócio voltando para a revenda de carros novos e usados, a empresa Port Carros resolveu fazer um planejamento, levando em consideração todos os critérios empresariais, para que se tenha sucesso, fazendo com que a empresa corra os menoresriscos.
Tratando-se da melhoria da empresa, são necessários recursos para que essa melhoria ocorra de forma eficiente. No caso especifico apresentado o maior problema é a falta de investidores, tendo desta forma que recorrer a outras formas de obtenção de crédito como os financiamentos.



O objetivo do presente trabalho é conceituar e analisar, assuntos relacionados aoplanejamento financeiro o cruzamento do planejamento com a execução real, o orçamento, os riscos e retornos, os financiamentos, princípios básicos do valor do dinheiro no tempo, impostos e visão econômica.






PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Para Oliveira (1999), “planejamento corresponde a um processo desenvolvido para alcance de uma situação almejada de forma eficaz, comadequada alocação de recursos e esforços. Pressupõe um conjunto de providências definidas pelo executivo como necessárias para alcance dos resultados planejados”. O planejamento financeiro estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados, desta forma tendendo a diminuir as incertezas associadas ao processo decisório e desempenho, aumentando com isso as chances de os objetivosorganizacionais serem alcançados.
O planejamento financeiro tem como características principais a antecedência as operações, sendo esse compatível com o que for estabelecido no planejamento, para poder adaptar as mudanças ambientais, aponta os riscos envolvidos no processo decisório. Podemos classificar o planejamento como: estratégico, tático e operacional.
Para tanto, é de grande necessidadeprojetar demonstrativos orçamentários, e neste meio existem também os demonstrativos que são elaborados pelos orçamentos auxiliares, assim: orçamento de vendas, de produção e orçamento de despesas operacionais.

[pic]

O fluxo de caixa, é a melhor forma para lidar com as despesas recorrentes, aquelas se sempre se repetem, com base em um histórico de receitas e despesas você é capaz de projetarseu orçamento para os meses seguintes, o que lhe confere visibilidade em relação aos recursos disponíveis.

[pic]
Ter o controle do que está sendo feito é necessário, para que se consiga perceber se o plano está sendo eficaz. Lucion (2005) diz que, “não faz sentido planejar se o que foi planejado não se constituir em uma diretriz para a execução, não se deve planejar sem haver controle dosdesvios em relação ao planejamento e as causas desses desvios e conseqüentemente tomada de ações corretivas”.
As técnicas do orçamento de capital incluem, a técnica do valor presente líquido, que é obtido por meio da subtração do investimento inicial das entradas de caixa, descontadas a uma taxa específica, este VLP, se tiver valor zero significa fluxos de caixa do projeto suficientes apenas parapagar o capital investido, e proporcionar retorno, já o resultado for positivo é capaz de gerar mais caixa do que o suficiente para o capital e ainda oferece a taxa de retorno requerida aos empréstimos. Para que a loja de revenda de carros tenha sucesso o VPL terá que ser positivo.
De toda forma é necessário, examinar profundamente os investimentos para prever se estes vão trazer retorno,entretanto nenhum projeto que se faça é capaz de prometer que não haverá riscos. Pode-se classificar como: risco isolado, risco da empresa e risco de mercado.
Existem diversas formas de investimento, temos o financiamento que é o empréstimo em dinheiro, para esta modalidade é necessário ter uma finalidade específica e ter dados concretos sobre a instituição que irá fornecer o serviço. Já no caso de...
tracking img