Planejamento finaceiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento Financeiro


Planejar significa decidir antecipadamente. Implicar optar por uma alternativa de ação em detrimento de outras disponíveis. Decidir antecipadamente consiste em ter opções de escolha e assim controlar os possíveis resultados.
Em qualquer processo de planejamento, existem três níveis de decisão:
→Estratégico: o conceito de estratégico diz a respeito a tudoa que se refere ás relações entre a empresa e seu ambiente, ao que está voltado aos assuntos externos da empresa. Exemplos de decisão estratégica incluem as escolhas de produtos para introdução no mercado de nichos de mercado, de negócio ou regiões nas quais operar.
→Tático: consiste em estruturar os recursos da empresa para obter a maximização do desempenho. Como exemplos temos decisões arespeito da estrutura organizacional, da obtenção de recursos (inclusive financeiros), da gestão dos riscos da empresa e da utilização de ativos.
→Operacional: ligado a obtenção dos objetivos e metas em nível operacional. Decisões relativas ao nível de preços a ser praticado, ao mix de produtos a produzir, a política de estoques, a política de pesquisas e desenvolvimento e a quanto investir de ativoimobilizado são algumas das decisões operacionais.
Podemos afirmar que o planejamento empresarial abrange o processo em sua totalidade, incorporando o plano estratégico, o tático e o operacional. O planejamento estratégico obriga a empresa a :
→Identificar os objetivos de longo prazo e, como conseqüência, estabelecer suas estratégias.
→Comunicar as suas estratégias e os objetivos para todaa organização.
→Desenvolver os objetivos de curto prazo e envolver todos no processo orçamentário.
→Antecipar os problemas, atuando proativamente nas decisões e revelando novas perspectivas e abordagens.
→Ter transparência em suas várias áreas.


Primeira Premissa

As expectativas dos interesses externos pressionam e interagem com os interesses internos. Alguns dos agentes externosque exercem pressão e deixam claros os seus interesses são:
→Acionistas: esperem retorno do seu investimento na empresa.
→comunidade: tem interesse na preservação da empresa como agente empregadores ao mesmo tempo policia com relação a preservação do meio ambiente.
→Governo: tem interesse no aumento das contribuições e impostos.
→Clientes: pressionam com relação a qualidade dos produtos e esatisfação der suas necessidades.


Segunda Premissa

Deve-se considerar as competências-chave das pessoas e da organização e as capacidades físicas e operacionais dos recursos disponíveis. Além disso, é preciso concentrar-se naquilo que a empresa tem de melhor como recuros humanos e físicos.

Terceira Premissa

É preciso analisar o ambiente onde a empresa se concentra em termosde fatores macroambientais (setor em que a empresa atua, sua potencialidade e influencia na economia) e microambientais (segmento especifico em que a empresa atua e sua potencialidade) .


Planejamento estratégico

A missão explica por que a organização existe e qual sua contribuição para o ambiente. Na missão devem se considerados o mercado, o cliente, os produtos, os acionistas, e asatividades envolvidas. A missão não pode ser específica nem ampla demais, com o risco de perder o foco da empresa.

Estabelecimento de objetivos de longo Prazo

Os objetivos devem ser negociados com os acionistas e conter indicadores quantitativos (principalmente financeiros), como market share, retorno sobre investimentos, crescimento do faturamento e etc.

Identificação das estratégiasAs empresas normalmente identificam as estratégias sem muito critério técnico, apenas ao sabor das idéias de seus executivos. Uma das técnicas empregadas para ajudar nessa tarefa é a analise dos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças.


Planejamento tático

Nessa terceira etapa do planejamento empresarial, também chamada de programação estratégica, os macro-objetivos da...
tracking img