Planejamento Estratégico Gonvernamental

540 palavras 3 páginas
1) Quais são as principais características que contrapõem o “Estado Necessário” ao “Estado Herdado”?
O Estado necessário é entendido como um Estado capaz não apenas de atender àquelas demandas, mas de fazer emergir e satisfazer as demandas da maioria da população hoje marginalizada. Um Estado que possa alavancar o atendimento das demandas da maioria da população e projetar o País numa rota que leve a estágios civilizatórios superiores. Ou seja, é a busca do bem-estar da prosperidade, do desenvolvimento nacional, uma alternativa de mudança.
Já o Estado Herdado, além de ser o que veio de outros governos em suas ações, políticas, projetos e programa público, mantém vícios sociais com concentração de renda, poderes, práticas de coexistência de grupos, política centralizadora, oligárquica, clientelismo, favoritismo, resistência a mudanças estruturais, sem ou pouco interesses para uma política mais igualitária, justa e sustentável para o conjunto social.

2) De que forma o Planejamento Estratégico Governamental auxilia na transformação rumo ao Estado Necessário?
O Planejamento Estratégico busca sempre minimizar as incertezas futuras como direcionar um conjunto organizacional de acordo com objetivos, metas, missão, visão de futuro e cultura, como antecipar situações, delinear recursos, verificar necessidades, auxiliar decisões, cronometrar ações, tornando assim em um processo mais coerente e eficiente de cuidado com o futuro institucional.
Sendo assim, o planejamento estratégico auxilia os gestores da administração pública, a fim de procurar entender a realidade social e contemplar a sociedade em busca de alcançar níveis mais desenvolvidos de desempenho social, como mudar culturas mais incrustadas e hábitos anteriores não efetivos a contemporaneidade das necessidades da sociedade, buscando assim, um diagnóstico do ambiente interno institucional e externo mais preciso do retrato que está inserido, de acordo com a cultura governamental e interesses e ações dos atores

Relacionados