Planejamento estrategico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Osvaldo Maldonado Sanches*
1. Processos Decisórios e Informações; 2. Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação; 3. Sistemas de Informações Gerenciais: Uma Retrospectiva de Experiências do Estado do Paraná e do Governo Federal; 4. Equívocos e Verdades na Estruturação de Sistemas de Informação; 5. Aspectos Estratégicos,Dificuldades e Tendências. Análise dos ingredientes básicos dos processos decisórios e da importância dos recursos de informações que os subsidiam para a qualidade destes. Avaliação da tipologia básica dos sistemas de informação e das suas finalidades nas organizações. Sistematização dos conceitos essenciais à uniformização da linguagem nesta área técnica e dos principais fatores que determinam econdicionam o planejamento estratégico de tais sistemas. Retrospectiva de experiências do Estado do Paraná com sistemas de informações gerenciais e de algumas experiências na esfera federal, com indicações de suas virtudes e problemas. Delineamento de premissas normalmente aceitas que não correspondem à realidade dos sistemas de informação, de aspectos relevantes no desenvolvimento e implantação desistemas, dos atributos desejáveis nas informações propiciadas e de elementos estratégicos. STRATEGIES FOR DECISION MAKING INFORMATION SYSTEMS PLANNING AND MANAGEMENT Effective decison making is highly dependend on selective and qualified information. In a world which generates a huge amount of data, the process of selecting, storing and retrieving key data and combining them in well fited informationhas become a critical one. This article focuses on the value of good information systems to improve the decision making process, evaluates the basic kinds of information systems available in complex organizations and their usefulness for each of their main levels. After a short review of key concepts, it presents a set of factors that must be taken into account when planning, modeling andimplementing decision making support systems. Some Brazilian public sector experiences in this field are evaluated, pointing out theirs strenghts, defficiencies and lessons they provided. The basic requirements that information should meet to fit the top level management needs are pointed out.

Palavras chave:
Processos decisórios; informações; planejamento estratégico; sistemas de informação; sistemasde informações gerenciais; sistemas de apoio a decisões; estratégias.

1. PROCESSOS DECISÓRIOS E INFORMAÇÕES
"The value of information is related to decisions. If there were no choices or decisions, information would be unnecessary." GORDON B. DAVIS (1974, p.32)

1.1. Uma Caracterização Referencial
Uma das atividades mais importantes que as pessoas realizam no seu dia a dia é a de TOMADA DEDECISÕES. Tais atividades são importantes até mesmo quando o seu exercício se restrinje a não decidir sobre um determinado fato ou questão, dado que a ausência de decisão já é, em si mesma, uma forma de decisão. Outra atividade das pessoas, igualmente frequente, é a de CONTROLE E AVALIAÇÃO DE DECISÕES PASSADAS (suas e dos outros), seja em razão de suas consequências, dos imperativos dos processosde aprendizado, de observações de terceiros
1

ou como parte das atividades preliminares à tomada de uma nova decisão. Tais atividades, saliente-se, não são exercidas em ambientes estáveis e neutros, mas sim sob o dinamismo da realidade, que é necessário conhecer da forma mais acurada possível, e de um vasto conjunto de pressões, cujo monitoramento é condição essencial à obtenção de sucesso naimplementação das decisões ou avaliações. Em ambas atividades os ingredientes básicos são: INFORMAÇÃO, PREFERÊNCIAS DO DECISOR e INTUIÇÃO. A primeira, porque o conhecimento -- HISTÓRICO, FACTUAL e PROSPECTIVO -- necessário para se decidir e/ou avaliar somente se torna disponível por meio de informações. O segundo, porque de um modo geral as pessoas não decidem apenas com base nas informações...
tracking img