Planejamento estrategico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO I

















PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA COOPERATIVA CAPRICÓRNIO















FLORIANÓPOLIS, SC.
2012
Introdução
Neste início de século, sem dúvida, o Planejamento Estratégico pode ser considerado como uma das mais eficazes ferramentas da Administração de Empresas. Isto é tãoreal que quase totalidade dos gestores de negócios a conceitua como essencial sua implementação. Além do mais, temos que ter consciência de que, pela intensa concorrência, estamos deparando com ambientes dominados, cada vez mais, por turbulências e instabilidades que fazem com que existam necessidades cada vez maiores em mapear tais ambientes para que possamos nos posicionar diante destarealidade.
Com o Planejamento Estratégico como instrumento de gestão, os empreendedores podem ganhar maior porcentagem sobre outros tipos de informação, uma vez que esta ferramenta concede interessante clarividência da direção a qual a empresa deve seguir para alcançar resultados, objetivos ou metas. Porém, isto será possível quando se elabora um plano estratégico, a partir de um intenso conjunto deprocedimentos materializados num plano de negócio.
O Planejamento Estratégico pode ser conceituado como um processo, considerando os aspectos abordados pelas dimensões apresentadas, desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. A seguir apresentaremos o planejamento estratégico da empresacapricórnio.














Apresentaremos exemplos de fatores ou variáveis ambientais e alguns de seus componentes.
Fatores econômicos
 Taxa de inflação:
A previsão do mercado para inflação foi elevada para 5,26%. Com isso, a perspectiva do mercado afasta-se ainda mais do centro da meta do governo, de 4,5% pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Cinco das oitoclasses de despesa componentes do índice apresentaram acréscimo: Alimentação (1,09% para 1,14%); Vestuário (-0,57% para -0,46%); Transportes (-0,04% para 0,01%); Educação, Leitura e Recreação (0,51% para 0,54%); e Comunicação (0,10% para 0,12%).
Nestas classes de despesa, vale citar o comportamento dos itens: carnes bovinas (0,62% para 1,20%), roupas (-0,95% para -0,75%), automóvel novo (0,12% para0,28%), show musical (2,59% para 3,73%) e mensalidade para TV por assinatura (0,06% para 0,38%), respectivamente.
Em contrapartida, três classes de despesa apresentaram decréscimo em suas taxas de variação: Saúde e Cuidados Pessoais (0,49% para 0,34%); Habitação (0,47% para 0,40%); e Despesas Diversas (0,20% para 0,13%).
Para cada uma destas classes de despesa, vale mencionar o comportamento dositens: medicamentos em geral (0,24% para -0,12%), tarifa de eletricidade residencial (-0,12% para -0,52%) e serviço religioso e funerário (1,25% para 0,88%), nesta ordem.
A inflação agropecuária perdeu força no atacado. Os preços dos produtos agrícolas atacadistas subiram 3,83% em setembro, após uma alta de 6,23% apurada em agosto, no âmbito do IGP-10. A informação foi divulgada nestasegunda-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A instituição informou ainda que os preços dos produtos industriais no atacado também desaceleraram, com alta de 0,46% este mês, depois da elevação de 0,72%, em agosto.
Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finaissubiram 0,86% em setembro, em comparação com a alta de 0,68% em agosto. Por sua vez, os preços dos bens intermediários tiveram aumento de 0,75% este mês, após avançarem 1,11% no mês anterior. Já os preços das matérias primas brutas apresentaram taxa positiva de 2,82% em setembro, após subirem 5,39% em agosto.

 Taxa de juros:
Selic - Em relação à taxa básica de juros, a pesquisa Focus mostrou que...
tracking img