Planejamento estrategico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
...............................................................................................................................


ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – MÓDULO GESTÃO DA PRODUÇÃO
















PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE
PORTIFÓLIO 1 – ESTUDO DE CASO COOPERATIVA CAPRICÓRNIO...............................................................................................................................
Guarulhos
2012




REGINALDO MATIAS ALVES

















PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE
PORTIFÓLIO 1 – ESTUDO DE CASO COOPERATIVA CAPRICÓRNIO







Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina dePlanejamento Estratégico da Qualidade.

Prof.DOMINGOS R.T. GONSALVES









Guarulhos
2012



Resposta
.............................................................................................................
HISTÓRICO COOPERATIVA CAPRICÓRNIO
A cooperativa Capricórnio abrange tradicionalmente o mercado agrícola de leite, soja e café, conta com excelentes profissionais naárea técnica na prestação de serviços, contudo os problemas com a administração, mostraram a necessidade de implementar um novo sistema na reestruturação organizacional.
Problemas como queda no mercado, pouca participação e interação dos cooperados ( fornecedores dos insumos agrícolas), problemas com vendas de insumos e equipamentos devido aos preços elevados, falta de um processo deplanejamento global estruturado e enfim os colaboradores, conselheiros e executivos tem uma postura que não compete aos negócios da cooperativa.
Dentro deste cenário foi solicitada uma consultoria para que seja elaborado um plano de trabalho para consolidar um planejamento global – estratégico, tático e operacional.
Uma organização moderna que pretende manter-se competitiva deve estar entre asorganizações que fazem acontecer, pois no mundo globalizado não existe espaço para seguidores, mas sim para inovadores. Nesse contexto, pode-se evidenciar a importância de uma estratégia que oriente a empresa para que seja possível alcançar seus objetivos, seja através da produção de bens ou de oferecimento de serviços. A organização que escolher a abordagem do “Eu não me importo para onde” pode-se verà mercê de forças múltiplas no mercado. A concorrência pode dominá-la; idéias novas podem substituir seu produto; novos métodos de marketing podem fazer com que seus sistemas de distribuição fiquem obsoletos. A organização pode nunca atingir seus objetivos.
Advoga Schulze (1987) que o associado, como gestor do empreendimento comum, deve harmonizar a sua participação política, na definição deobjetivos e metas, com a sua participação econômica, isto é, no capital e operações, e ambas com a capacidade gerencial da empresa em efetivar suas relações com o mercado. Dessa forma, a cooperativa, como amplo espaço em que interage grande número de associados, resulta em evidente espaço de disputa de poder. Nele, diferentes forças atuantes precisam ser coordenadas e disciplinadas no sentido deorientá-las para o cumprimento do objetivo da cooperativa de prestar serviços aos associados.
O processo de globalização da economia, as mudanças no cenário econômico nacional e o inevitável aumento da competitividade global vêm exigindo das cooperativas brasileiras uma revisão de seus princípios e doutrinas, como forma de se adaptarem a esses novos tempos. Rever seus produtos, suas estratégias eestruturas administrativas são ações que visam a aumentar a eficácia e a competitividade dessas organizações (Gramacho, 1997; Rodrigues, 1997).

ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO
PROPOSTA DO ORGANOGRAMA
O cenário encontrado no organograma da organização anterior não havia uma definição com relação á qualidade e ao planejamento, e a definição clara das funções, pois os membros do conselho de...
tracking img