Planejamento estrategico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Técnica Estadual “Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel”

THAMIRIS FORTUNATO

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

CACHOEIRA PAULISTA-SP
2012

Planejamento estratégico:

Planejamento:

“Planejar é decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer, para o alcance de uma situação desejada.Um processo que apresenta os caminhos, de modo maiseficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos.
O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois da sua elaboração e implementação na empresa.
O processo de planejar envolve portanto um modo de pensar ; e um salutar modo de pensar envolve indagações, e indagações envolvem questionamentos sobre o que será feito, como,quando , quanto , para quem , por que , por quem e aonde será feito. Toda atividade na empresa, por natureza, deverá resultar de decisões presentes, tomadas a partir do exame do impacto das mesmas no futuro, o que lhe proporciona uma dimensão temporal de alto significado.

Planejamento |

Provoca modificações em : |

Pessoas |
Sistemas |

Tecnologia |

Estratégia:“Estratégia é o programa geral para a consecução dos objetivos de uma organização e, portanto, para o desempenho de sua missão. É a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando atingir objetivos definidos previamente. É uma metodologia gerencial que permite estabelecer o caminho a ser seguido pela empresa, visando elevar o grau de interações com os ambientes internos e externos.Planejamento estratégico:

O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando um maior grau de interação com o ambiente. Trata-se de um processo contínuo durante o qual são definidos e revisados a missão da organização, a visão de futuro, os objetivos e os projetos de intervenção que visam a mudança desejada. Permiteque todos os esforços realizados pela organização, em qualquer área, tenham unidade e sejam coerentes com o objetivo único de obter um desempenho superior.

O planejamento estratégico  procura responder a questões básicas, como:
* Por que a organização existe?
* O que e como ela faz?
* Aonde ela quer chegar?


O planejamento não deve ser confundido com previsão, projeção,predição, resolução de problemas ou plano, pois:

* Previsão corresponde ao esforço para verificar quais serão os eventos que poderão ocorrer, com base no registro de uma série de probabilidades.

* Projeção corresponde á situação em que em que o futuro tende a ser igual ao passado. Em sua estrutura básica.

* Predição corresponde a situação em que o futuro tende a ser diferente dopassado, mas a empresa não tem nenhum controle sobre o seu processo de desenvolvimento.

* Resolução de problemas corresponde a aspectos imediatos que procuram tão somente a correção de certas descontinuidades e desajustes entre a empresa e as forças externas que lhe sejam potencialmente relevantes, e;

* Plano corresponde a um documento formal que se constitui na consolidação dasinformações e atividades desenvolvidas no processo de planejamento; é uma visão estática do planejamento; é uma decisão em que a relação custo beneficio deve ser observada.

O planejamento estratégico dá unidade aos esforços que a organização realiza para melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços, cria condições para a transformação de idéias em realidade. Para tanto, é necessário que osservidores e gestores conheçam e assimilem seus elementos, para que possam internalizá-los e comunicá-los adequadamente.
Os principais elementos que compõem um planejamento são: missão, visão de futuro, valores, cenários, objetivos estratégicos, indicadores e metas.









Missão

A missão é uma declaração sobre o que a organização é, sobre sua razão de ser, seus...
tracking img