Planejamento estrategico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

BELÉM
2011
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ALUNO:
PROFESSORA: FERNANDA
TURNO: 2º
SALA: 24

BELÉM
2011

INTRODUÇÃO

Muito se fala em Planejamento Estratégico (PE), e nas organizações de maneira geral ainda se pode encontrar uma série de interpretações em relação a esta ferramenta daadministração.
O Planejamento Estratégico, que se tornou o foco de atenção da alta administração das empresas, volta-se para as medidas positivas que uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente.
Empresas de todos os tipos estão chegando à conclusão de que essa atenção sistemática à estratégia é uma atividade muito proveitosa.Empresas pequenas, médias e grandes, distribuidores e fabricantes, bancos e instituições sem finalidade de lucro, todos os tipos de organizações devem decidir os rumos que sejam mais adequados aos seus interesses.
As razões dessa atenção crescente à estratégia empresarial são muitas, algumas mais evidentes que outras. Dentre as causas mais importantes do crescimento recente do Planejamento Estratégico,pode-se citar que os ambientes de praticamente todas as empresas mudam com surpreendente rapidez. Essas mudanças ocorrem nos ambientes econômico, social, tecnológico e político. A empresa somente poderá crescer e progredir se conseguir ajustar-se à conjuntura, e o Planejamento Estratégico é uma técnica comprovada para que tais ajustes sejam feitos com inteligência.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Oplanejamento estratégico é o processo pelo qual os membros de uma organização ORIENTADORES perspectivar o seu futuro e desenvolver os procedimentos e as operações necessárias para alcançar esse futuro.O processo de planejamento pode ser visto como um fluxo circular um pouco de temas e etapas de ação, onde os resultados de uma etapa de início do estudo e de ação na próxima etapa. No entanto, oprocesso nem sempre é o fluxo em uma direção. Problemas que surgem em uma determinada etapa pode causar a equipe de planejamento para voltar a uma etapa anterior para fazer um trabalho adicional. Se desejar, a ordem dos passos pode mesmo ser alterada para atender as necessidades específicas da equipe de planejamento. A etapa de implementação também não termina o processo de planejamento. A análisedos resultados pode facilmente resultar em uma análise adicional ou uma mudança na direção estratégica.
Benefícios do planejamento estratégico
Agiliza decisões
Melhora a comunicação
Aumenta a capacidade gerencial para tomar decisões
Promove uma consciência coletiva
Proporciona uma visão de conjunto
Maior delegação
Direção única para todos
Orienta programas de qualidadeMelhora o relacionamento da organização com seu ambiente interno e externo
Condições para o planejamento estratégico
Consciência de sua necessidade;
Decisão pela sua utilização;
Envolvimento efetivo da direção;
Clima propício;
Informações relevantes para o planejamento;
Participação organizada.
A mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visa atingirobjetivos definidos previamente, sendo de grande importância para a gestão organizacional. É uma metodologia gerencial que permite estabelecer o caminho a ser seguido pela empresa, visando elevar o grau de interações com os ambientes internos e externos.
O planejamento estratégico procura responder a questões básicas, como:
Por que a organização existe?O que e como ela faz? Aonde ela quer chegar?Tendo como resultado, um plano estratégico, ou seja, conjunto flexível de informações consolidadas, que serve de referência e guia para a ação organizacional. Pode ser considerado como uma bússola para os membros de uma determinada organização. O plano estratégico tem que ter definições claras de objetivos e responsáveis e ser conhecido por todos que compõem a empresa.Em geral a partir do...
tracking img