Planejamento Estrategico divis o apresenta oi

4148 palavras 17 páginas
1. Introdução

Estamos constantemente em busca de novas invenções e mudanças, o futuro nos faz pensar mais, tanto em pela nossa própria curiosidade quanto pelo medo caudado pela insegurança desse contexto mutável em que estamos inseridos. O planejamento estratégico tem evoluído ao longo da historia, tanto na forma quanto na concepção.
O termo estratégia tem sua origem no meio militar, onde tinha significava, de maneira geral, a arte de vencer uma guerra. A sua origem pode ser identificada nas mais antigas civilizações, onde os reis, governantes e administradores sempre tiveram a necessidade de decidir antecipadamente o que fazer, o porque fazer, como fazer e o quando fazer, para alcance do sucesso e avanço de seus recursos.
Os conceitos e as ferramentas que são a base do planejamento estratégico surgiram na década de 70, como resultado de uma sucessão de ondas de choque que atingiram a indústria norte-americana – a crise de energia, a inflação de dois dígitos, a estagnação econômica, as vitorias da concorrência japonês e a desregulamentação de setores importantes. As empresas já não podiam mais se basear em simples projeções de crescimento para planejar a produção, as vendas e os lucros. Hoje a principal meta do planejamento estratégico é ajudar a empresa a selecionar e organizar os negócios de modo a manter-se saudável, mesmo que eventos inesperados afetem de maneira adversa algum de seus negócios ou alguma de suas linhas de produção ou serviços.

2. Conceito

Segundo Maximiano (2006) o planejamento estratégico é o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas.
O planejamento estratégico é a função que determina um meio sistemático para a tomada de decisão, visando garantir sucesso da organização em seu ambiente atual e futuro. É um processo dinâmico, através do qual são definidos caminhos que a organização

Relacionados

  • Aula 02 Constru O De Uma Estrat Gia
    15929 palavras | 64 páginas
  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas
  • 28 Vittorio Leandro Oliveira Lo Bianco Preliminar
    45677 palavras | 183 páginas
  • Economia
    22115 palavras | 89 páginas