Planejamento Estrat Gico Vs Contemporaneo Rodrigo G

2081 palavras 9 páginas
[Planejamento Estratégico x Planejamento Contemporâneo – Cenário Realista, Pessimista e Otimista]

[Rodrigo G. Libardi]
RA 6257448

Artigo apresentado para disciplina Planejamento Estratégico para o MBA em Gestão de Projetos da UNIMEP.

e-mail: rglibardi@unimep.br

Resumo: Este artigo mostra uma visão do que é o planejamento estratégico, quais as maneiras que podem ser levadas em consideração para desenvolver um cronograma, uma matriz para que ajude no desenvolvimento do projeto. Foi detalhado também técnicas para a elaboração como a SWOT que ajuda a decifrar alguns dos principais objetivos da organização e GRUMBACH que sistematicamente elabora o Planejamento Estratégico com visão de futuro baseada em cenários prospectivos, mais conhecido atualmente como Gestão da Estratégia.
Palavras Chaves: Planejamento Estratégico; SWOT; GRUMBACH

Abstract: This article shows a view of what is strategic planning, which the ways it can be taken into account to develop a schedule, an array to help in developing the project. It was detailed also techniques for drafting like SWOT to help to find some of the main goals of the organization and GRUMBACH systematically elaborates Strategic Planning with forward thinking based on prospective scenarios, also known nowadays like Strategic Management.
Keywords: Strategic Planning; SWOT; GRUMBACH

Introdução

Em face da aceleração das mudanças tecnológicas e da globalização, organizações têm incorporado o planejamento estratégico aos seus processos de gestão. O ponto focal da estratégia ­ a formulação da missão e da visão ­ leva as organizações a definirem seus objetivos de longo prazo e a alcançá-los. Este trabalho trata de algumas questões centrais do conceito de plano estratégico, assim como da complexidade e da incerteza que lhe são inerentes.O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas

Relacionados