Planejamento estratégico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR EM Tecnologia em processos gerenciais

PAULO SILAS ANGELO MARQUES

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ONG PEQUENINOS

a)



Sete Lagoas
2011



PAULO SILAS ANGELO MARQUES

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ONG PEQUENINOS

* Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisitoparcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Processos Gerenciais
*
* Orientador: Digite o nome do tutor eletrônico aqui
* Professor supervisor: Ms. Fábio Goulart de Andrade

Sete Lagoas
2011

Dedico este trabalho a [digite seu texto aqui]

agradecimentos

Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui.Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui.
Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui.
Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite se

MARQUES, Paulo Silas Angelo. PlanejamentoEstratégico da ONG Pequeninos:. Número total de folhas 23.Trabalho de Conclusão de Curso de Processos Gerenciais – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Sete Lagoas, 2011.
RESUMO
O planejamento estratégico de uma instituição pode provocar profundas mudanças nas atividades e estruturas dela, proporcionando maiores benefícios. Ao analisar as vantagens do planejamentoestratégico no terceiro setor, encontra-se a melhoria da gestão de competências e de recursos. Para tanto, o presente estudo aborda as características e necessidades da organização de forma qualitativa e se fundamenta nas bases do pensamento estratégico moderno.
Entende-se que o objetivo central desse artigo é verificar a importância do planejamento estratégico para a sobrevivência da ONGPequeninos. No início o trabalho aponta a caracterização do terceiro setor e analisa o que o planejamento estratégico é capaz de proporcionar, em seguida, estuda o caso da ONG escolhida para o trabalho e sugere um plano de ação para melhorar o seu desempenho diante da sociedade.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Terceiro Setor. Organização Não-Governamental.

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 7

2OBJETIVOS 9
2.1 OBJETIVO GERAL 9
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 9

3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 10

4 METODOLOGIA 13
4.1 CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO 13
4.2 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO 14
4.3 COLETA DOS DADOS 14
4.4 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS 15

5 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO 16
5.1 RAMO DA ATIVIDADE 16
5.2 RECURSOS HUMANOS DA EMPRESA 16
5.3 NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS DA INSTITUIÇÃO 165.4 ORGANOGRAMA DA EMPRESA 17
5.5 SERVIÇOS DESENVOLVIDOS PELA EMPRESA 17
5.6 HISTÓRIA DA EMPRESA 17
5.7 POLÍTICA AMBIENTAL DA EMPRESA 18

6 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 19

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 21

REFERÊNCIAS 22


1 INTRODUÇÃO

No contexto econômico atual onde o mundo das organizações, torna-se cada vez mais competitivo, é necessária a implantação de programas de planejamentoestratégico continuado, visando proteger a instituição analisada neste artigo, de ameaças como, concorrência, cenário econômico, mudanças de políticas financiadoras, que podem interferir na continuidade do setor onde a ONG atua.
As questões relacionadas a economia e o comportamento do mercado interno e externo, levam as empresas a mudar o foco para exercitar a sua capacidade de permanência, ampliaçãoe competição, e esse foco está relacionado diretamente ao planejamento estratégico. As ações desse tipo de plano empresarial voltam-se para as medidas positivas que a ONG Pequeninos tomará para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades presentes.
Uma organização tem que estar bem preparada para enfrentar e vencer os desafios e demandas inerentes á sua proposta de serviço ou produto, e é...
tracking img