Planejamento estratégico pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES












VINICIUS LACERDA ORNELLAS




PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PESSOAL






















NOVA FRIBURGO – 2012

VINICIUS LACERDA ORNELLAS












PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PESSOAL





Trabalho apresentado pelo
Curso Ciencias Contábeis – 5° Período,
tendo como objetivo, expor estratégiaspessoais.


Prof. Solange Stutz



















Nova Friburgo – 2011


RESUMO



Este trabalho surgiu da necessidade de potencializar o desempenho das pessoas, tanto no trabalho como na vida pessoal, por meio do planejamento estratégico pessoal. Para atingi-lo, o estudo abordou o planejamento estratégico, o planejamento estratégico pessoal e a gestão do tempo.Com isso, foi possível formar um quadro metodológico, teórico e conceitual de referência. Os modelos de planejamento pessoal que se relevaram foi o fator tempo e gestão do tempo. Através de análises, os resultados apontaram duas etapas interligadas, envolvendo fatores técnicos e comportamentais: planejamento e gerenciamento. O gerenciamento é composto por três fases: auditoria do tempo(situaçãoreal), alavancagem do tempo(situação ideal) e enquadramento do tempo(planejamento semanal e diário e priorização)O gerenciamento constitui de duas fases: execução, que envolve fatores técnicos e comportamentais, que melhoram o aproveitamento do tempo, a organização de ambientes, a separação de tarefas. Através disso, foi possível observar como é importante gerenciar o nosso tempo, pois podetrazer benefícios à vida pessoal onde as pessoas atingem suas metas e seus objetivos e que aproveitem melhor o seu tempo.


























































1 INTRODUÇÃO


Diante á exigência do mercado e da necessidade de melhor desempenho de uma empresa e de uma pessoa em seu ambiente de trabalho, foinecessário criar um Planejamento Estratégico (PE), feita com o intuito de que gestores pudessem prever as mudanças e anteciparem-se a elas.
Inicialmente, foi utilizado em médias e grandes corporações. Depois evoluiu, passando a ser utilizado pelas micro e pequenas empresas, como forma de avaliar desempenhos e aumentar resultados. Daí, partiu uma necessidade de criar um planejamento estratégicovoltado para as pessoas. Criou-se para as empresas o Planejamento Estratégico Organizacioal (PEO) e o Planejamento estratégico Pessoal (PEP), que passou a ser utilizado por muitas pessoas.
O PEP em um meio de desenvolvimento humano que permite tornar as pessoas mais acessíveis às mudanças, mais preparadas para a vida pessoal e profissional, mais produtivas e mais focadas em resultados.
Oespecialista Costa (2005) aborda esse planejamento como um método de gestão de vida mudança de hábitos e atitudes, favorecendo maior organização, potencialização do tempo e dos recursos pessoais, assim como o desenvolvimento de hábitos e talentos.
Já, Augustin (2008), disse que a principal função do Planejamento Estratégico Pessoal consiste em fazer com que a pessoa planeje estratégias,táticas e ações, de forma sistematizada, conciliando vida pessoal e profissional, potencializando seus recursos com as oportunidades.
Apesar das dificuldades em administrar as atividades no tempo, esse ferramenta ganha, cada vez mais, destaques dias atuais, devido à necessidade de se obter um melhor aproveitamento do tempo (eficiência) e de atingir objetivos e resultados (eficácia).A boa gestão dotempo exige, portanto, a combinação do exercício de dois aspectos que podem propiciar diferencias nos campos pessoal e profissional: atitude consciente para melhorar hábitos e comportamentos, e uso de técnicas e instrumentos, para gerir, com maior eficiência, as atividades no tempo.






































Sumário


1.1Justificativa e...
tracking img