Planejamento estratégico das empresas de telefonia móvel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SUMARÉ
Unidade Santo Amaro

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS EMPRESAS DE TELEFONIA MÓVEL

Discentes: Amanda Locatelli Colla
Anderson Pereira Tavares
Karen Pessoa
Rodrigo Alves


SÃO PAULO
2011

FACULDADE SUMARÉ
Unidade Santo Amaro

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS EMPRESAS DE TELEFONIA MÓVEL EM UM CENÁRIO DE CONSTANTES MUDANÇAS E EXCESSOSTrabalho apresentado à disciplina de Projeto Profissional Interdisciplinar.
Orientação: Maurício Godoi Amaral Lima

Discentes: Amanda Locatelli Colla
Anderson Pereira Tavares
Karen Pessoa
Rodrigo Alves

SÃO PAULO
2011
SUMÁRIO
1. Introdução 4
2. História dos aparelhos 6
2.1 História dos celulares no mundo 6
2.2 A história da Telefonia Móvel no Brasil 6
3. O Mercado7
3.1 Telefones Fixos X Móveis 8
3.2 Consumidor 9
4. Empresas de aparelhos móveis 10
4.1 História da Nokia. 10
4.2 Telefonia Móvel 11
4.3 Mercado da Nokia 12
4.4 A Motorola 13
5. Cronograma 16
6. Referências Bibliográficas 17

Tema: Planejamento Estratégico
Introdução

O termo planejamento estratégico vem sendo discutido por muitos estudiosos da área, já que estese tornou um dos principais métodos adotados pelas corporações para um melhor direcionamento em suas ações no futuro, e não é diferente com as empresas que fabricam aparelhos de telefonia móvel e atuam em um mercado exigente e carente de constante inovação. O tema foi escolhido justamente pela importância e afinidade do grupo.
Segundo Chiavenato (2009) o conceito estratégico começou naguerra “as constantes lutas e batalhas ao longo dos séculos fizeram com que os militares começassem a pensar antes de agir” como podemos observar em diversos filmes. Esse conceito sofreu diversas discussões e divergências entre especialistas da área o que fez com que esse termo ganhasse ênfase .Já Maximiano diz que:
“O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre qual opadrão de comportamento que a organização pretende seguir, produtos e serviços que pretende oferecer, e mercados e clientes que pretende atingir” (MAXIMIANO, 2006).

O planejamento estratégico é um processo que vem sendo cada vez mais adotado por empresas que visam estudar caminhos mais eficazes, eficientes e efetivos para assim atingir melhores objetivos. Um estudo mais aprofundadoconsiste em conhecer o passado, saber sobre o contexto presente para assim, conseguirmos chegar a um resultado futuro.
O planejamento consiste em um conjunto de atividades, estabelecidas como intuito de alcançar os objetivos propostos sempre visando o futuro. Há diversas definições para planejamento, entre elas a de Dror (1973) que diz que “Planejar é o processo de preparar um conjunto de decisões aserem colocadas em prática no futuro, direcionadas para o cumprimento de metas pelos meios preferidos”

O telefone móvel tem uma história recente, segundo fontes históricas esse teve seu primeiro aparelho em 1956 produzido pela Ericsson. Hoje, com a acessibilidade de preços e produtos, segundo o site G1, metade das pessoas no mundo possuem aparelhos celulares, tornou-se uma necessidade, omercado de telefonia móvel não pode e nem vai deixar de existir. Por essa razão as empresas desse segmento continuam desenvolvendo novas tecnologias mantendo-as sempre atualizadas tornando a competição mais acirrada.
O projeto pretende analisar o crescimento de duas empresas, sendo elas Nokia e Motorola, e de forma comparativa ver o efeito que essas exercem na economia do Brasil e assimverificar como é feito seu planejamento em relação ao mercado atual.

História dos aparelhos
O aparelho celular é um dos produtos que vem sendo mais consumidos e desejados pelos consumidores do mundo inteiro, sendo hoje,indispensável tanto por sua utilidade como também por “status quo”

História dos celulares no mundo

A história do celular é recente comparado com outros eletroeletrônicos. A...
tracking img