Planejamento estratégico:benefícios e implantação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:BENEFÍCIOS E IMPLANTAÇÃO


Introdução

Atualmente inúmeras empresas surgem no mercado, muitas delas por influência de outros negócios que já estão no mercado. Segundo dados do Sebrae,a cada dez empresas que são abertas, duas fecham suas portas antes de completarem doisanos. Isso ocorre pela falta de conhecimento do empresário, por não saber se relacionar com clientes e mercado, e principalmente por falta de planejamento e estratégia de muitos empresários que só enxergam os lucros a curto prazo e não buscam ver a empresa como um todo.
No mercado atual, a competitividade cresce a cada dia, e as empresasprecisam criar uma estrutura que se adapte as condições do mercado. De acordo com essas informações, começamos a perceber o grau de importância do planejamento estratégico dentro das organizações. Assim, este trabalho tem por objetivo abranger osprincipais benefícios de um bom planejamento estratégico e as etapas para sua implantação, pois é uma ferramenta fundamental na gestão de qualquer empreendimento.

Desenvolvimento
O planejamento surgiu há muito tempo, segundo alguns autores, as civilizações mais antigas já usavam o planejamento em suas tarefas, pois era uma questão de necessidade e organização.Segundo Silva (2001,p.89) o planejamento, é a parte fundamental da administração, e tem suas origens nas mais remotas civilizações, desde o momento em que o homem precisou realizar tarefas e organizar recursos disponíveis. Em seu livro Teorias da Administração, ele descreve civilizações como os Sumérios, os Egípcios, e os Chineses entre outros, dando exemplos de sua afirmação.O planejamento estratégico é essencial nas organizações, pois é através dele que os gestores conseguem definir sua metas, obter informações para tomada de decisões, tem maior controle sobre as atividades, tornando assim, a empresa mais competitiva.
Segundo Kotler (1992, p.63), “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manteruma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado.

Philip KOTLER (1975), um dos defensores da sua utilização, propõe o seguinte conceito:
“O Planejamento Estratégico é uma metodologiagerencial que permite estabelecer a direção a
ser seguida pela Organização, visando maior
grau de interação com o ambiente”.

Assim observamos que objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar osnegócios e produtos da empresa,estabelecer uma direção de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios.

Michael Porter, afirma:
“ uma empresa sem planejamento corre o risco de se
transformar em uma folha seca, que se move aocapricho dos ventos da concorrência.”
Sendo assim, a empresa que possui um bom planejamento estratégico é mais competitiva e tem mais chances de continuar atuando e se destacar no mercado.

Uma das vantagens do planejamento é a utilização eficiente e eficaz de todos os
recursos disponíveis tanto financeiros, quanto humanos....
tracking img