Planejamento escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O planejamento é essencial para tudo aquilo que se almeja, ele é quem aponta direções ao alcance dos objetivos.
Percebemos é que ao longo dos tempos, o planejamentoassumiu diferentes perspectivas na àrea da educação. Essa maneira de perceber o planejamento não era a visão de uma ou duas pessoas apenas, era a visão predominante em grandeparte da população, principalmente dos grupos reprimidos pelo modelo de sociedade que estava sendo estruturado
Porém, nos espaços educativos, ele assume diferentescaracterísticas. Se, por um lado, alguns educadores acham que o planejamento é algo sem utilidade, há os que acreditam que o planejamento seja um processo de ensino queserve para elevar as condições de ensino e aprendizagem. Infelizmente, apesar do planejamento da ação educativa ser de grande importância, existem professores que sãonegligentes na sua prática educativa, improvisando suas atividades. E a consequência disso é que eles não conseguem alcançar objetivos em relação à formação do cidadão.
Porisso, é fundamental o conhecimento da realidade na qual a comunidade escolar está inserida. Um clima favorável, a interação entre professor e aluno e motivação para planejarsão também requisitos importantes no momento anterior ao planejamento.
O planejamento no contexto escolar precisa estar em conformidade às especificidades de cadarealidade e permitir tanto a alunos quanto a professores e demais integrantes da escola a reflexão sobre o papel social a ser desempenhado. O planejamento é peça fundamental parao sucesso de qualquer ação, das mais simples às mais complexas, e constitui um importante instrumento à organização das ações referentes ao cotidiano do ser humano.
tracking img