Planejamento escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1430 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IESPMA – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA, PESQUISA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE
CURSO DE PEDAGOGIA
COMPLEMENTAÇÃO

 
 




MARIA CIRINA DA SLVA SANTOS
REANE RIBEIRO DA SILVA LEITE







 
 

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL MARIA LUCILENE MOREIRA EM DAVINÓPOLIS-MA



 
 




















Imperatriz
2012

MARIACIRINA DA SLVA SANTOS
REANE RIBEIRO DA SILVA LEITE





















A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL MARIA LUCILENE MOREIRA EM DAVINÓPOLIS-MA









Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Complementação em Pedagogia do Instituto de Educação, Cultura, Pesquisa, Tecnologia e MeioAmbiente (IESPMA) como requisito parcial para obtenção de notas referentes à disciplina de Orientação Monográfica.

Orientador (a): Symonne C. Duarte















Imperatriz
2012

INTRODUÇÃO

O ato de planejar acompanha o homem desde os primórdios da evolução humana. Todas as pessoas planejam suas ações desde as mais simples até as maiscomplexas, na tentativa de transformar e melhorar suas vidas ou as das pessoas que as rodeiam. Mas não é só na vida pessoal que as pessoas planejam suas ações, o planejamento atinge vários setores da vida social. Se o ato de planejar é tão importante, porque algumas pessoas ainda resistem em aceitar este fato, principalmente no contexto escolar? Diante desse questionamento objetivou-se identificaros motivos pelos quais os professores resistem em preparar suas aulas e conscientizá-los da importância de utilizar o plano de aula como um norteador da ação pedagógica. Para tanto, faz-se necessário realizar uma breve retrospectiva histórica sobre o surgimento do planejamento e sua utilização nos diversos setores da sociedade. Outro aspecto importante a ser abordado foi com relação às diversastipologias utilizadas no cotidiano escolar e suas diferenças, pois apesar destes conceitos serem utilizados como sinônimos eles não o são e faz-se necessário que o professor compreenda essas diferenças para poder utilizá-las. Em seguida, realizou-se uma análise com relação ao planejamento enquanto ato político-social, político-filosófico, técnico e científico. Outro aspecto abordado neste artigorelaciona-se com as principais etapas para a elaboração do plano de aula.
Planejamento é algo que faz parte da vida do ser humano. De alguma maneira o homem precisa estar planejando a sua vida diariamente.
No âmbito escolar ouve-se muito falar em planejamento, e sente-se certa preocupação entre educadores com relação ao mesmo, mas o que vem a ser afinal planejamento?
Planejamento.Trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados (AURÉLIO, 2001).
Observando esse conceito a partir do dicionário, se pode entender que há uma limitação no mesmo, com este trabalho, pretende-se contribuir complementando este conceito, por entender o planejamento também, como sendo algo que deve ser pesado por um conjunto de sujeitos que fazem parte deum determinado empreendimento a partir de discussões, o mesmo sendo flexível e reconstituído de acordo com avaliações constantes, tendo em vista que tudo se transforma diariamente, o que se planeja hoje as vezes não serve mais para amanhã.
Para que se atinjam os objetivos pretendidos em um planejamento se faz necessário o conhecimento de tudo que se pretende fazer, ou seja, todos os envolvidosprecisam participar ativamente, contribuindo através de discussões passo a passo, em seguida inicia-se o plano, que é o registro daquilo que se decidiu mediante a realidade discutida. Eis aí a diferença entre planejamento e plano de aula.
A sociedade vive em constantes mudanças, a escola é um dos espaços que mais sofreu com isso, pois não tem conseguido atualizar seus objetivos e métodos...
tracking img