Planejamento Escolar na perspectiva democrática

Resumo
Planejamento Escolar na perspectiva democrática
A idéia do planejar está associado a organização de uma determinada ação.
O planejar vem acompanhando a própria revolução humana.
Hàimportantes pesquisadores que investigam e analisam a trajetória do conceito de planejamento,entre eles cita-se ALBERT GERD(1972)que distingue três fases do planejamento,interligadas à trajetória dodesenvolvimento técnico-cientifico e tecnológico.Numa segunda etapa evolutiva do planejamento a êfase passa do aspecto pratico/técnico,instrumental para focar a elaboração de quadros teóricos dereferências,buscando interpretar as emergentes necessidades e aspirações humanas.
No início do processo civilizatório o homem preocupava-se, prioritariamente, com as questões técnicas, focadas no domínioe modificação da natureza.
Nessas circunstâncias o planejamento recebe contributos de diferentes áreas do conhecimento
(da sociologia; da política; da economia; da antropologia;da psicologia), sendo o pensado à luz de diferentes dimensões, aspectos e linhas teóricas.
Em contexto histórico-sociais, técnico-cientifico e político-economicos diversos observamos diferentesformas de transposição e ou adaptação das teorias admistrativas para o campo educacional. Esse é, contudo, um processo repleto de embates, contradições e tensões e, conforme Vasconcellos(2000p.27),explica porque a sistematização do planejamento se dá fora do campo educacional,estando ligada ao mundo da produção e á emergência da ciência da Administração, no final do século XIX.
Azanha trazum aspecto importante das teorias do planejamento que merece ser debatido. Para ele,embora haja certa ambigüidade no conceito e mesmo a ausência de teorias de planejamento ,não há dúvidas sobre anecessidade de o planejador reunir informações e conhecimentos sobre a realidade que pretende modificar.Na trajetória histórica do planejamento é possível destacar,segundo MCGuinn (1980),dois enfoque...