Planejamento empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis quemais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
O negócio de fábrica de biscoito de polvilho está relacionado à alimentação com sabores marcantes. É um alimento funcional e bastante nutritivo.

A preocupação com a saúde e bem estar coloca os alimentos funcionais entre os maisprocurados, porque além de nutritivos proporcionam qualidade de vida, bem-estar, diminuição do risco de doenças e são capazes de produzir efeitos benéficos à saúde. Atualmente vários pesquisadores têm se voltado para os alimentos à base de amido, pois possuem benefícios similares às fibras. Os biscoitos de polvilho são pequenos e leves e muito consumidos pela população brasileira.

Também chamado depeta, tem a sua origem relacionada à mesa da tradicional e típica família interiorana de Minas Gerais. São encontrados em nosso folclore e nas tradições dos índios brasileiros. É feito a base de farinha de mandioca.

Os biscoitos de polvilho são deliciosos e não se pode deixar de imaginá-los na hora do lanche com café passado na hora, para beliscar na frente da TV ou para servir comoaperitivos. Chegam muito fácil aos nossos sonhos e dá até para sentir o seu sabor, deixando a gente com água na boca só de pensar.

São encontrados em embalagens caprichadas e vendidos nos restaurantes, lojas de doces e nas prateleiras dos supermercados, nas mais variadas versões, tais como: doce, azedo, frito, com bacon, com queijo parmesão ou com gorgonzola, orégano, tomilho, páprica, açafrão da terra,cebola e salsa, além de outros. Existe até a opção caracterizada como vegetariana. Podem ser produzidos, ainda, na forma tradicional de palitos ou redondos, nos mais diversos tamanhos, desde pequenos e leves até grandes e duros.

Fácil e rápido de fazer, antes eram elaborados de forma artesanal, hoje são produzidos por indústrias dos mais variados portes.

Com uma grande aceitação pelosconsumidores, é um ótimo negócio para o empreendedor que deseja investir em um mercado estabilizado e com grandes possibilidades de expansão.
Este documento não substitui o plano de negócio .Para elaborá-lo procure o Sebrae.
Mercado
De acordo com informações da Associação Nacional da Indústria de Biscoito ? ANIB, o Brasil ocupa o segundo lugar entre os países na produção mundial de biscoitos, com1.206 milhões de toneladas produzidas em 2009, com um crescimento de 2,5% sobre a produção de 2008. O consumo per capita ao ano foi de 6,3 kg, ou seja, cada brasileiro consumiu 6,3 kg de biscoitos durante o ano de 2009. O mercado de biscoitos movimentou R$ 5,96 bilhões somente na produção. Com uma capacidade de produzir 1.700.000 toneladas através de 585 fábricas, o mercado de fabricação debiscoitos gerou 42 mil empregos.
A região sudeste participa com 43% de toda a produção nacional, sendo que o estado de São Paulo responde por 27%.
O cenário em meados de maio, segundo a ANIB, para o segmento de biscoitos é de ritmo normal, lembrando que a demanda por biscoitos e bolachas sofre os efeitos da sazonalidade, aquecendo no período escolar e caindo o consumo em datas especiais como páscoae natal, quando são substituídos por chocolates e panetones.

De acordo com a pesquisa Tendências do Consumidor, elaborada pela Associação Paulista de Supermercados ? APAS, realizada pela empresa de pesquisas Nielsen e Kantar Worldpanel, identificou que as classes D e E serão as grandes consumidoras para os próximos anos, em 2010 essas classes apresentaram crescimento de 16% em valores de...
tracking img