Planejamento dos trabalhos de auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO DOS TRABALHOS DE AUDITORIA

1. DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE AUDITORIA

O auditor deve planejar seu trabalho de acordo com as Normas Profissionais de Auditor Independente, considerando os prazos e compromissos contratualmente assumidos com o seu cliente. De acordo com tais normas, o planejamento pressupõe adequado nível de conhecimento sobre as atividades desenvolvidas pelocliente, os fatores econômicos, a legislação aplicável, as práticas operacionais da entidade e o nível geral de competência da administração.

O planejamento deve considerar ainda todos os fatores relevantes na execução dos trabalhos, como:

▪ conhecimento e análise das práticas contábeis, sistema contábil e controles internos adotados pela entidade e as alterações procedidas em relação aoexercício anterior;
▪ os riscos de auditoria e identificação das áreas importantes da entidade de acordo com o volume de transações e complexidade das atividades;
▪ a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria a serem aplicados;
▪ a existência de entidades associadas, filiais e panes relacionadas;
▪ uso dos trabalhos de outros auditores independentes, especialistas e auditoresinternos;
▪ a natureza, conteúdo e oportunidade dos pareceres, relatórios e outros informes a serem entregues à entidade;
▪ a necessidade de atender prazos estabelecidos por entidades reguladoras ou fiscalizadoras e para a entidade prestar informações aos demais usuários externos.

O planejamento de cada trabalho, envolve:

a) Definição do Trabalho: é a parte inicial do planejamento queidentifica o trabalho a ser realizado.

b) Período de Execução: indica quando o trabalho será realizado.

c) Pessoal Envolvido: determinação de qual é o pessoal envolvido na execução do trabalho a ser realizado.

d) Conhecimento das Operações: estabelece o conhecimento prévio das operações a serem auditadas, para dar o embasamento total dos reflexos operacionais e contábeis destas operações.e) Avaliação do controle interno: Determinação da efetividade do controle existente e análise de suas possíveis deficiências quanto aos riscos envolvidos e sugestões propostas.

f) Escopo do Trabalho: estabelecimento da profundidade dos trabalhos a serem realizados baseado nos pontos fortes e fracos de controle interno e os riscos envolvidos.

g) Programa de Trabalho: indicação dosobjetivos de auditoria a serem dirigidos, os procedimentos de auditoria detalhados a serem seguidos e o tempo estimado de execução destes.

h) Execução do Trabalho: consecução do trabalho de campo baseado nos procedimentos de auditoria definidos no programa de trabalho, e supervisão adequada ao pessoal de campo.

i) Controle de Realização: manutenção do sistema permanente de registro de trabalho járealizado e o a realizar em conjunto com o tempo estimado de execução dos trabalhos.

j) Finalização do Trabalho: análise adequada de que os objetivos e procedimentos de auditoria previamente traçados foram cumpridos e de revisão de todos os papéis de trabalho elaborados quanto a sua adequação e evidencias necessárias de suporte ao relatório final.

k) Relatório Final: memorando conciso dotrabalho realizado, descrevendo as observações encontradas no transcorrer do trabalho, suas implicações, as recomendações de melhorias ou das conclusões obtidas.

Neste contexto, ressalta-se que cabe ao auditor interno definir seu plano de trabalho, incluindo todas ou apenas algumas das etapas descritas acima.

O auditor deve documentar seu planejamento geral e preparar programas de trabalho porescrito, detalhando o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, em termos de natureza, oportunidade e extensão. Os programas de trabalho devem ser detalhados de forma a servir como guia e meio de controle de sua execução.

O planejamento da auditoria, quando incluir a designação de equipe técnica, deve prever a orientação e supervisão do auditor, que assumirá...
tracking img