Planejamento do tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A reflexão sobre o ensino da Literatura Infantil nos dias de hoje. Neste trabalho Abordamos a importância da leitura dos livros paradidáticos nas séries iniciais do Ensino Fundamental e analisamos o contexto ideológico inserido nos livros didáticos, o contexto ideológico inserido nos livros didáticos, buscando compreende-los como sujeitos ativos da história e valorizando o prazerdo conhecimento. O trabalho de leitura possibilita a formação de leitores, com base na introdução de textos diversificados, pois o mundo está em constante mudança. No âmbito escolar, a leitura se caracteriza como uma atividade que afasta o educando do seu mundo, tornando a pratica pedagógica voltada para o ensino e o incentivo da leitura distanciada e ineficaz.
Pois e devido a este contexto queeste trabalho surge em decorrência da necessidade de se por em evidencia a prática da leitura dos livros paradidáticos na sala de aula como sugestões aos profissionais da educação para o trabalho com a leitura, com um processo de interação autor x leitor / professor x aluno rumo à construção de leitores competentes. Para isso a leitura deve funcionar como peça fundamental na formação do homem comoum ser em constante transformação atuando no meio em que se insere.
Nesse sentido, a preocupação com a leitura não se restringe somente aos professores de português, mas a todos, de todas as áreas, devendo se voltar para a construção de futuros leitores competentes, trabalhando interdesciplinalmente as áreas do conhecimento, estimulando o aluno a ser sujeito do seu próprio aprendizado.
Para isso,é importante que o trabalho com texto literário esteja incorporado às práticas cotidianas das salas de aula, visto tratar-se se uma forma especificada de conhecimento. Nesse contexto, a leitura de histórias, como os contos de fadas, poderia ser uma prática na educação infantil, pois o professor, além de contar, leria as histórias e possibilitaria o seu recontar pelas crianças. Nesse sentido,contar histórias serviria para expressar um ato de linguagem, de representação simbólica do raciocínio para a aquisição de modelos lingüísticos. Daí a importância de os livros paradidáticos entrarem no mundo infantil, com historinhas envolvendo o fantástico, o maravilhoso, o misterioso, pois, á medida que a narrativa vai ganhando vida por meio da ilustração, a criança vai ficando cheia de alegria porsaber que as imagens se casam perfeitamente, criando mundo fantástico de onde ela jamais vai querer sair e vai acabar adquirindo fontes de conhecimentos e formações através de leitura.

2. Justificativa
Este trabalho reflete sobre a importância da leitura dos livros paradidáticos nas series iniciais do Ensino Fundamental, sugerindo ações metodológicas que incentivem o gosto pela leitura, já queesta atividade não é um fato em si mesmo e as relações humanas e sociais estão a exigir novas competências no ato de verificar o comportamento do homem x mundos globalizado.
É nesse contexto que apresentamos um panorama do que e a leitura de paradidáticos, vista como uma possibilidade para a construção e exercício da cidadania. Depois abordaremos a formação do leitor, a importância dos livrosparadidáticos na descoberta do prazer de ler e a reflexão sobre as questões sociais subjacentes nos livros paradidáticos para a promoção da leitura entre as crianças das series iniciadas. Se levarmos em consideração a pressuposição de que a aprendizagem de leitura, sob as expectativas da descoberta do prazer, e um processo que não se adquire em alguns minutos, mas depende de tempo e que apartir doaprofundamento da leitura que surgem as descobertas, possibilitando a construção do texto do leitor, é que se defende a idéia de que cada livro infantil é um material riquíssimo para aprimorar as qualidades do leitor em formação, pois ele tem a finalidade primária de promover, na criança, o gosto pela beleza da palavra escrita e o prazer perante a concepção de mundos de ficção.
Em seguida,...
tracking img