Planejamento do custeio por atividade – abc (activity based costing)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO DO CUSTEIO POR ATIVIDADE – ABC (ACTIVITY BASED COSTING)

João Paulo Zanutto Mendes

RESUMO

No mundo globalizado em que as corporações estão inseridas, com o mercado cada vez mais competitivo, a busca por diferenciação ou redução de custos junto com a agilidade em tomar decisões, torna-se premissa para continuidade da empresa. O método de custeioadequado a cada empresa pode efetivar informações que auxiliem na tomada de decisões.
O aumento na complexidade da produção faz com que as empresas que detenham um maior controle de seus custos possam sobressair em seus mercados de atuação. O Acitivity-Based Costing (ABC) surgiu como alternativa aos meios convencionais de custeio numa tentativa de solucionar ou, pelo menos, minimizar o problema deatribuição dos custos indiretos. Quanto maior a informação sobre os custos de uma determinada atividade de uma corporação, maior é a facilidade de determinar como reduzir os custos da mesma.
As fases de reconhecimento e determinação dos processos são os principais objetos de análise deste artigo.

Palavras-chave: Custeio baseado em atividades; ABC; Contabilidade de custos;

ABSTRACT

In aglobalized world where corporations are inserted, with the market increasingly competitive, the search for differentiation or cost reduction along with the agility to make decisions, it becomes the premise for business continuity. The costing method appropriate to each company can carry information that helps in decision making.
The increased complexity of production means that companies thathold a greater control of your costs can excel in their markets. The Acitivity-Based Costing (ABC) has emerged as an alternative to conventional means of funding in an attempt to solve or at least minimize the problem of allocation of indirect costs. The more information on the costs of an activity of a corporation, the greater the ease of determining how to reduce costs the same.
The stages ofrecognition and determination of the processes are the main objects of analysis in this article.

Keywords: Activity-Based Costing, ABC, Cost Accounting;

INTRODUÇÃO

O Activity-Base Costing (ABC) que pode ser considerado uma forma de custeio mais contemporâneo e voltado para a contabilidade gerencial passou a dar sustentação à tomada de decisão gerencial. Portanto, o método de custeio ABC sedestaca como uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão. O ABC surgiu como uma alternativa aos métodos de custeio mais convencionais. Sua aplicabilidade visa permitir maiores ganhos de informação e clareza quanto aos custos reais dos produtos, serviços ou processos de negócio da empresa.
Segundo Iudícibus e Marion (2000, p.19), “A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia aadministração a tomar decisões”. Nesse contexto a contabilidade coloca a disposição do gestor a informação sobre custos de seus bens, mercadorias e/ou serviços, seja a empresa da atividade industrial, comercial ou da prestação de serviços. Conforme Martins (2003, p.21), “A primeira preocupação dos Contadores, Auditores e Fiscais foi a de fazer da Contabilidade de Custos uma forma de resolver seusproblemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado”. O presente estudo tem como objetivo principal apresentar a teoria, a importância, o planejamento, as vantagens e desvantagens na implantação do ABC.

SISTEMA BASEADO NA ATIVIDADE – ABC

Martins (2003, p. 87), informa que o Custeio Baseado em Atividades "é uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorçõesprovocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos". Este sistema tem como fundamento básico a busca do princípio da causa, ou seja, procura identificar de forma clara, por meio de rastreamento, o agente causador do custo, para lhe imputar o valor.
A principal crítica dos defensores do custeio por atividades está relacionada com o custeio convencional, pois ele ignora as diferenças importantes...
tracking img