Planejamento de uma pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO DE UMA PESQUISA UMA INTRODUÇÃO
É possível realizar uma pesquisa científica na qual o trabalho do pesquisador não seja uma atividade cansativa, estressante ou maçante? Pode a organização e sistematização criteriosa do conhecimento tornar-se uma atividade quase lúdica de descoberta do mundo? No livro "Planejamento de pesquisa: uma introdução", Sérgio Vasconcelos de Luna demonstracomo a atividade "fazer ciência" não é sinônimo de um trabalho rígido, fixo em normas e procedimentos imutáveis, que aprisionam o pesquisador em uma forma única de produzir conhecimento. Para uma pesquisa científica ser gratificante, Luna enfatiza que ela deve ser realizada como uma atividade dinâmica, um exercício de descobrimento e que, para ser feita de maneira eficaz, é imprescindível arealização de um bom planejamento do processo de produção de conhecimento que ela representa. Vale a pena conferir!
Como o próprio autor afirma, seu trabalho surgiu da necessidade de elaborar um roteiro próprio de como realizar uma pesquisa, já que ele mesmo nunca teria encontrado um livro que atendesse as demandas que encontrava por parte de seus alunos. Assim, foi por intermédio da redação de textos paraaulas, do trabalho como orientador de pesquisas e da participação em bancas e demais atividades acadêmicas, que o autor pôde reunir o material adequado para originar o livro. Um texto construído como um instrumento norteador de pesquisa e não como um roteiro de etapas, de maneira a substituir o "falar sobre pesquisa" por uma atividade bem mais próxima do "fazer pesquisa".
Para que uma pesquisacientífica se torne agradável de realizar, informações para facilitar o seu planejamento são fundamentais e o autor as apresenta com constância. O leitor tomará conhecimento de como a noção sobre o que é metodologia tem variado ao longo dos anos e que a sua definição ainda não é um consenso. Luna expõe, de uma forma simples e acessível, que não faz sentido examinar metodologia sem considerar umreferencial teórico e seus pressupostos epistemológicos. Assim, a metodologia afasta-se da busca pela verdade e aproxima-se da tentativa de explicação e formulação das teorias, sendo o pesquisador um intérprete da realidade por ele pesquisada, utilizando os instrumentos fornecidos pelo conhecimento existente. Luna enfatiza também que a pesquisa não é uma seqüência linear de eventos; mas que a ciênciase manifesta, antes disso, enquanto uma constante reformulação e retomada de decisões, sempre de forma dinâmica e mutável.

Além disso, o autor mostra muito bem como a clareza em relação ao problema de pesquisa constitui o passo fundamental do processo de pesquisar. Muitas vezes ocorre a confusão entre elementos que dizem respeito ao problema de pesquisa e o próprio problema. Isto se deve aofato de se tomar como sinônimos itens como: área, tema, título e sujeito da pesquisa.

Outro fator a pedir a reflexão do leitor diz respeito à confusão, feita em algumas pesquisas, entre problema de pesquisa, pergunta de pesquisa, hipótese de pesquisa e objetivo de pesquisa. Luna elucida essa questão quando demonstra que a pergunta e a hipótese de pesquisa são maneiras de formular o problema depesquisa. Já o objetivo da pesquisa, diz respeito a sua relevância, tanto científica quanto social, embora o objetivo de uma pesquisa também possa ser considerado uma terceira maneira de formular o problema de pesquisa.

Por se tratar de um livro para pesquisadores iniciantes, a argumentação também é feita no sentido de demonstrar como a insegurança típica dos primeiros trabalhos é uma dasprincipais condições que pode inviabilizar a pesquisa para essas pessoas. Essa insegurança pode fazer, por exemplo, com que o pesquisador, por temer o não reconhecimento, queira fazer uma pesquisa gigantesca. Ou, por desconhecer o processo de construção do saber na ciência, queira resolver "os problemas do mundo em uma única pesquisa". Em ambos os casos, tais definições acabam impossibilitando a...
tracking img