Planejamento de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Quais fatores intervêm no planejamento estratégico de RH?

Existem alguns fatores que intervém no planejamento estratégico de RH. São eles: o absenteísmo, a rotatividade de pessoal e Mudanças no requisitos da força de trabalho.
O Absenteísmo é o termo que designa a ausência dos trabalhadores no processo de trabalho, por falta ou atraso ou por algum motivo que intervém. São várias causas que oocasionam, são elas: capacidade profissional das pessoas, motivação para o emprego, os fatores internos e externos ao trabalho. E a solução motivar o trabalhador, investir em incentivos para a presença e em desestímulos a falta no trabalho.
A rotatividade de pessoal ou Turnove é resultante da entrada de novos funcionários e da saída de outros. A entrada de novos para compensar a saídas de outrosfuncionários. Na rotatividade de pessoal ocorre o desligamento, que pode ser por iniciativa do funcionário que ocorre quando o mesmo decide sair do trabalho por algum motivo, as causas podem ser: insatisfação com o trabalho ou quando surgi uma oportunidade melhor do que a atual; ou por iniciativa da organização que é alguns funcionários são demitidos e são substituídos por novos e ocorre quando aorganização não está satisfeita com o desempenho do funcionário.
A mudança no requisito da força de trabalho também interfere no planejamento estratégico de RH, pois as mudanças que ocorrem nas organizações afetam diretamente as pessoas que nelas trabalham. O impacto de novas tecnologias, as aceleradas mudanças que ocorrem no mundo são fatores para as mudanças na força de trabalho. Essa mudançatraz conseqüências, pois com inovações surgindo, muitas vezes é difícil achar pessoas que saibam lidar com toda essa tecnologia.
Enfim, o planejamento estratégico, junto com esses fatores é a forma que as organizações usam para alcançar seus objetivos

Quem leva adiante a estratégia organizacional? E qual sua relação com o planejamento estratégico de RH?

O administrador é apessoa responsável pela realização de
objetivos organizacionais e pela utilização correta de recursos, que muitas
vezes são escassos e dispendiosos,ou seja,ele é o responsável por levar adiante a estratégia organizacional. O que faz de uma pessoa um administrador ou gestor não é o fato de comandar subordinados mas sim a responsabilidade por resultados,e são esses resultados que a organização esperaobter quando define um administrador para comandar esse processo.
O planejamento estratégico de RH deve ser parte integrante do planejamento estratégico da organização e deve contribuir para o alcance dos objetivos da organização, incentivando o alcance dos objetivos individuais das pessoas. Sendo assim,a estratégia organizacional é relacionada com o planejamento estratégico deRH,pois é através desse planejamento que ira se formular estratégias que levarão a organização a atingir seus objetivos,já que o objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios,já que o objetivo de todas as empresas são os lucros.O planejamento estratégico éorientado para o futuro,ou seja,ele é orientado pela estratégia organizacional que dá sustentação a essa visão,pois é onde se formula estratégias para que se chegue a um resultado futuro,formula meios de alcançar os objetivos da empresa e assim obter sucesso nos resultados.
Enfim,um depende do outro para da certo,pois esses processos se complementam,para assim alcançar a metaque a organização precisa chegar.

Explique as técnicas de Recrutamento Externo, vantagens e desvantagens.
As organizações recorrem a fontes externas normalmente para os cargos menos qualificados, para sua expansão e também para o preenchimento de posições cujas especificações não podem ser satisfeitas pelo pessoal existente na empresa.
O recrutamento externo utiliza várias...
tracking img