Planejamento de marketing – lojas cem piracicaba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
“PAULA SOUZA”



FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA
TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL


PLANEJAMENTO DE MARKETING – LOJAS CEM PIRACICABA


ANTONIO AVELINO NOGUEIRA JUNIOR
IVAN CARIAS
LEANDRO JOSÉ FERREIRA
MARCOS AURÉLIO SIZDLOSKI
MATHEUS CAVALLARI BORGES
PEDRO HENRIQUE GARCIA
REINALDO ANGELO CORREA


PLANEJAMENTO DE MARKETING –LOJAS CEM PIRACICABA



Trabalho Interdisciplinar, sob responsabilidade e orientação da Profª Ms. Luciana Fischer como parte das avaliações do 1º bimestre do 4º ciclo do curso de Gestão Empresarial.


PIRACICABA-SP
MAIO/2012

1. Resumo Executivo
Este projeto tem por objetivo a elaboração de estratégias que permitam o aumento de 20% no faturamento da empresa em relação ao ano de 2011,fortalecimento da marca Loja Cem no mercado Piracicabano e a garantia de montagem e assistência técnica em no máximo cinco dias.
Neste, apresentaremos as soluções necessárias para atingir os objetivos citados acima:
• Busca pela excelência no atendimento através de um projeto de padronização e aperfeiçoamento de vendas.
• Melhoria no planejamento das rotas de montagem dos colaboradores.
• Açõespublicitárias nos bairros.
2. Análise da situação: antecedentes e tendências da empresa
A empresa Lojas CEM começou em 1952 na cidade de Salto como uma bicicletaria. O fundador era eletricista e sua esposa trabalhava numa tecelagem, ela utilizou suas verbas rescisórias como capital inicial (aproximadamente U$10.000,00). Na cidade de Piracicaba a empresa está desde 1983, é a oitava filial e estásituada na rua governador em prédio próprio. A inauguração da filial de Piracicaba teve um sucesso tão grande que obrigou a empresa a rever todos os conceitos de logística que empregava na época então os proprietários construíram um centro de armazenamento e distribuição a fim de atender a demanda.
Nos últimos três anos (2009 a 2011), a Lojas Cem de Piracicaba tem demonstrado sucesso no seu objetivode aumentar o faturamento. Desde 2008, a Lojas Cem vem aumentando seu número de lojas e melhorando os resultados financeiros de forma mais consistentes, passando de 4º posição no ranking do varejo de Piracicaba, para uma 2º posição.
A expectativa é que ainda em 2012, a empresa consiga aumentar em 20% o faturamento em relação ao ano anterior, e chegar em 2013 com um faturamento 360% superior emrelação a 2008.
2.1 Resumos do mercado
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (2010), Piracicaba possui 364 mil habitantes. Sendo cerca de 70 mil trabalhadores com renda entre 1,5 e 4 salários mínimos, ou seja, 19% da população (Ministério do Trabalho e Emprego 2010). Esta mesma parcela, representa 58% da população economicamente ativa que totalizam 117.545 pessoas.
2.1.1Demografia do Mercado (fatores, geográficos, demográficos, comportamentais).
A cidade de Piracicaba se coloca no cenário nacional como um grande polo regional, tanto em aspectos industriais, com a presença de grandes indústrias como a Caterpillar, ArcelorMittal, Kraft Foods e a recente instalação do parque automotivo com altos investimentos da multinacional Hyundai, também no aspecto comercial com apresença de grandes redes varejistas como os Hipermercados Carrefour, Walmart, redes de lojas como Casas Bahia, Lojas Cem, Ponto Frio e de atacadistas como Makro, Atacadão, Maxi atacado etc. Piracicaba, também se destaca nesse cenário como a 47ª economia nacional e a 15ª no Estado de São Paulo (IBGE 2007). Fatores esses que levam o município a ser visto como uma grande oportunidade parainvestimentos devido ao potencial de consumo dos piracicabanos.
O município de Piracicaba ocupa também a 59ª posição no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, em 2006, dentre os 5.560 municípios brasileiros avaliados - IFDM (Publicação Finanças do Município de Piracicaba 2010).
A seguir será feita uma análise dos dados, extraídos do censo realizado pelo IBGE em 2010:

2.1.1.1. Aspectos...
tracking img