Planejamento de marketing da racco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

CÂMPUS CURITIBA

CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA





CAMILE SHIGUEOKA

ERICA FRANÇA VENDRAMIN

HELEN BRENDA KIM













PLANO MERCADOLÓGICO DA EMPRESA “RACCO COSMÉTICOS”















CURITIBA
2011

CAMILE SHIGUEOKA

ERICA FRANÇA VENDRAMIN

HELEN BRENDA KIM













PLANOMERCADOLÓGICO DA EMPRESA “RACCO COSMÉTICOS”





Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Marketing, do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, turma A, 2º Período, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Professor Luiz Afonso Caprilhone Erbano.












CURITIBA

2011


SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO.. 4
2 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 5
3 ASPECTOS ESTRATÉGICOS 6
3.1 ANÁLISE DO MERCADO EM QUE A EMPRESA ATUA 6
3.2 REFERENCIAL ESTRATÉGICO 7
3.3 ANÁLISE SWOT 8
3.3.1 PONTOS FORTES 8
3.3.2 PONTOS FRACOS 10
3.3.3 AMEAÇAS 11
3.3.4 OPORTUNIDADES 12
4 DIAGNÓSTICO 13
4.1 PRODUTO 13
4.2 PREÇO 14
4.3 PROMOÇÃO 16
4.4 PONTO DE VENDA 18
4.5 PÚBLICO-ALVO 19
4.6 ENDOMARKETING 204.7 MARKETING DE RELACIONAMENTO 22
5 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 23
6 CONCLUSÃO 25
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26
8 ANEXOS 27








1. INTRODUÇÃO

O mercado brasileiro de cosméticos vive há alguns anos uma excelente fase de ascensão e expansão. Sendo considerado o terceiro país do mundo em produção de cosméticos, o Brasil cresceu mais de 300% em termos de faturamento desde1996, segundo pesquisas da empresa MITI. Este trabalho abordará o assunto em questão, correlacionando-o com uma das maiores empresas brasileiras de cosméticos, a Racco Cosméticos. Os motivos que levaram à escolha desta empresa foram o seu rápido crescimento em um curto período de tempo, suas estratégias mercadológicas e o relacionamento com o cliente, além da falta de posicionamento no mercado emrelação a outras grandes empresas de cosméticos como a Avon e a Natura. Tem como objetivo geral analisar mercadologicamente os diversos aspectos da Racco Cosméticos, e como objetivos específicos, procurar novas e diferentes formas de a empresa lidar com os problemas presentes na gestão atual.































2. CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

ARacco foi fundada em 1987, na cidade de Curitiba – PR, pelo casal Gisela e Felipe Rauen, com o propósito de criar e fabricar cosméticos inseridos nos padrões e normas internacionais de qualidade. A fábrica da Racco está localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e tem uma área construída de 6500 metros quadrados, e é equipada com máquinas italianas e inglesas que possuem uma capacidade deprodução de 2,5 milhões de unidades/mês, chegando a 10 milhões de unidades/mês. Internacionalmente, a Racco atua hoje nos Estados Unidos, em Portugal e em Angola, no Paraguai e na Bolívia.

Fabricam produtos de beleza e de tratamento cosmético para os públicos feminimo, masculino, jovem e infantil. São cerca de 300 produtos divididos em linhas Ciclos d' Racco, Rosto, Solar, Corpo, Erva Doce,Nutriplus, Cabelos, Fibra Life, Vida, Maquiagem, Infantil, Perfumaria Feminina e Perfumaria Masculina. Todos esses produtos chegam ao mercado por meio de mais de 1600 Promotores em todas as regiões e mais de 400 mil Consultores(as) e Dirigentes RACCO.

No Brasil, é uma das poucas indústrias de cosméticos que mantém um laboratório amplo e moderno de análise físico-químico e microbiológica,um departamento de pesquisa e desenvolvimento que acompanha as tendências cosméticas mundiais e um departamento de marketing e design voltado para o desenvolvimento de embalagens diferenciadas, modernas e inovadoras. É a única que adota um meio de distribuição inovador: o sistema marketing multinível chamado de Sistema Racco de Marketing (SRM), em que todos os colaboradores podem se tornar...
tracking img