Planejamento de manutençao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]








Manutenção
Elétrica

Plano de Manutenção.



4° Eletrotecnica.
Professor: Mateus Coelho Vieira.
Aluno: Alex Junior.










Introdução.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO:

A organização da manutenção era conceituada, até há pouco tempo, como planejamento e administração dos recursos para a adequação à carga de trabalho esperada. Aconceituação, no entanto, tornou-se mais ampla:

A organização da manutenção de qualquer empresa deve estar voltada para a gerência e a solução dos problemas na produção, de modo que a empresa seja competitiva no mercado.
A Manutenção é uma atividade estruturada da empresa, integrada às demais atividades, que fornece soluções buscando maximizar os resultados.











MANUTENÇÃO CORRETIVAÉ a manutenção aplicada ao equipamento após haver ocorrido a falha. É uma atividade voltada para corrigir falhas resultantes de defeito ou desgaste de um ou mais componentes do equipamento. A manutenção corretiva ocorre de maneira não planejada, ocasionando falhas inesperadas, pois não havendo acompanhamento do estado dos equipamentos, a tendência a que ocorram defeitos imprevisíveis é enorme. Amanutenção corretiva é viável em equipamentos de baixo custo de produção, onde a reposição de um novo ou a disponibilidade de um reserva é menor que o custo da aplicação de outros métodos de manutenção. A manutenção corretiva também é aplicável em equipamentos de tecnologia simples e robusta, que demandem pouca manutenção preventiva e cuja paralisação programada implique em uma significativaperda de tempo em produção ou processo. Nestes casos, os equipamentos normalmente são de estrutura simples, com desgaste mínimo ao longo do tempo ou de baixa utilização, resultando em que a falha ocorra em períodos muito longos, não sendo viável intervenções periódicas. Esta técnica deve ser considerada também em equipamentos cujas características impliquem em um curto ciclo de vida, em função deobsolescência tecnológica. Hoje em dia, em alguns processos, principalmente na área de pesquisa em saúde, a vida útil dos equipamentos é muito curta. Na medida em que são realizadas novas descobertas, surge a necessidade de equipamentos mais atualizados às novas técnicas e tecnologias, resultando em uma rápida substituição dos mesmos, não havendo muitas vezes viabilidade técnico/econômica de aplicaruma manutenção programada. Estes casos, porém, devem ser encarados como excepcionalidade. A utilização da manutenção corretiva a outros equipamentos apresenta problemas que impactam um processo de trabalho ou linha de produção, pois ao se utilizar este método, fica-se refém das falhas imprevisíveis e defeitos em seqüência, ocasionando maior tempo de parada para manutenção, aumento dos custos parareparo, comprometimento da segurança e redução da produtividade e confiabilidade dos equipamentos.









MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Tem como objetivo garantir o funcionamento de um sistema através de intervenções em períodos planejados, nos quais são executados os serviços necessários para repor este sistema nos níveis requeridos de desempenho e confiabilidade. O princípio básico damanutenção preventiva é determinar o período em que existe a probabilidade de ocorrer uma falha em um determinado componente do equipamento e atuar de modo a substituir este componente antes do fim da sua vida útil, evitando-se com isto que o equipamento pare de maneira aleatória. A maior dificuldade na implantação da manutenção preventiva é identificar corretamente o período de tempo em que deve serrealizada a intervenção em um determinado componente do equipamento. Se o período é subestimado, o custo será inviável, pois se estará trocando peças que ainda poderiam funcionar por um tempo maior, além da aplicação de mais mão-de-obra e paralisações no equipamento. Ao contrário, ao se avaliar a vida útil do componente a maior, é latente o risco de o equipamento falhar de forma imprevista....
tracking img